quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Festa de Iemanjá na praia de Guaibim: Beleza pura

Mágica pelo seu sincretismo e sua beleza plástica, a manifestação festiva e religiosa encantou a milhares de pessoas, entre turistas e nativos

Uma bela mistura cultural e a harmonia de crenças diversas só vistas no nosso sincretismo religioso: Assim foi a festa feita à Iemanjá, na praia de Guaibim, promovida pela secretaria municipal da Cultura com todo apoio das demais secretarias, a exemplo da Promoção Social, Saúde, Educação, e dos Transportes.

Neste ano a prefeitura de Valença inovou e as homenagens começaram já na terça-feira, à noite, véspera do dia oficial dos festejos. Presente o prefeito Ramiro Campelo, a programação começou com apresentações de samba de roda, capoeira, makulelê, zambiapunga, marujada e danças afros, além de algumas atrações musicais.

Quarta-feira, 02 de fevereiro e o dia da festa, pela manhã um cortejo reunindo milhares de pessoas, entre turistas e nativos, secretários e diretores da administração municipal, Baianas com suas vestes brancas, seus perfumes, potes e jarros de flores, e ainda outros grupos representativos do folclore e da cultura regional, percorreu algumas ruas do distrito.

Ao som dos cânticos e toques de tambores característicos e em meio a banhos de cheiro como de alfazema chegou à praia, onde as oferendas para a Rainha das Águas foram lançadas ao mar. Um trio elétrico também animou a festa nos dois dias.

A Festa de Iemanjá, manifestação do sincretismo religioso contido na cultura afrobrasileira, já faz parte do calendário de eventos turísticos de Valença, e vem se consolidando como mais uma festa popular na cidade.








Agentes sociais do Bolsa Família em Valença já estão preparados para a nova versão do Programa

A prefeitura de Valença, através da secretaria da Promoção Social e do setor do Bolsa Família – CadÚnico, que tem como objetivo identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social, está avisando aos atuais e futuros beneficiários do Programa, que os atendimentos para o cadastramento de 2011 já estão sendo feitos.

Conforme informações dos coordenadores do Bolsa Família em Valença, Rogério Guimarães e Mário Lins, mais de 15 mil famílias estão cadastradas no banco de dados no município, com 10.634 recebendo no momento o benefício e de acordo o limite estipulado pelo governo federal. Esse e mais outros benefícios sociais, como a tarifa social de energia elétrica, isenção de inscrição para concursos públicos, PETI, CRAS, CREAS e Benefício da Prestação Continuada – BPC.

Vale salientar, ainda segundo a coordenação do PBF, que, com base na legislação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, para que as famílias possam receber os benefícios do Bolsa Família as mesmas tem que estar enquadradas no perfil com renda percápita entre R$70,00 e R$140,00 e com filhos até 17 anos de idade.

Atualizações e cadastramentos para o Bolsa Família atendendo as exigências da nova versão online do CadÚnico são feitos na secretaria municipal da Promoção Social. Para tratar de eventuais bloqueios de cartão ou quaisquer outras dúvidas, o endereço é o mesmo.

Prefeitura de Valença faz parceria com a secretaria estadual da Cultura

Um contrato em regime de comodato, publicado no Diário Oficial do Estado do Estado no último dia 27, foi firmado entre a prefeitura de Valença e a secretaria estadual da Cultura, através da Fundação Pedro Calmon. Estabelece o referido contrato, com vigência de 01 ano, a cessão pela FPC de um acervo de 200 livros e uma caixa estante para servir ao desenvolvimento de atividades culturais e educacionais na escola Aloísio Fonsêca, localizada em Guaibim.

Esse é um projeto do Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia que já vem acontecendo em Valença desde o ano passado.

Festa de Nossa Senhora do Desterro em Cajaíba

No último domingo (30), a comunidade católica de Cajaíba celebrou o Dia de Nossa Senhora do Desterro, padroeira da localidade. Momentos de demonstração de fé e devoção na tradicional festa em louvor à santa foram a missa solene realizada pela manhã e a procissão que aconteceu à tarde, saindo da Fonte da Prata até a igreja.

O prefeito Ramiro Campelo, acompanhado da Primeira Dama do município, dona Solange, participou das celebrações. Lá também estavam os secretários Luis Martins, da Administração, Agostinho Júnior, da Agricultura, Edvaldo Borges, dos Transportes, José Alexandre, da Saúde, e os diretores Wamilson Fahaning e Edna Xavier, respectivamente da Indústria e Comércio e da Cultura.

Fundada a Associação dos Pequenos e Médios Empresários de Valença

A entidade tem apoio e incentivos da prefeitura, através da secretaria municipal da Indústria e Comércio

Com a presença do prefeito Ramiro Campelo, uma reunião na noite do último sábado (29), mobilizou empreendedores e donos de empresas em diversos segmentos na cidade. O objetivo do encontro foi a criação da Associação dos Pequenos e Médios Empresários de Valença, seguida da eleição da sua primeira diretoria e conselho fiscal.

A entidade conta com o apoio e incentivos da prefeitura, que promete atuar junto aos governos estadual e federal na busca de recursos para investimentos dos associados, conforme disse o diretor da secretaria municipal da Indústria e Comércio, Wamilson Fahaning. “Investimentos esses no sentido de um crescimento ainda maior das atividades empresariais na cidade”.

Eleita por aclamação e para um mandato de 02 anos a Diretoria da nova Associação tem a presidência de Eliseu Silva Santos e a vice-presidência de Fábio Santos da Paixão.

Como titulares do Conselho Fiscal foram escolhidos Celeste Maria Martinez, Joilson Bruno dos Santos e Mateus Menezes de Matos, ficando na suplência Simone dos Santos Souza, Ubiratan Conceição dos Santos e Carlos Alves Rangel.

Secretaria municipal da Saúde implanta Central de Regulação

O novo serviço organiza e facilita o encaminhamento para tratamentos de difícil acesso

A secretaria municipal da Saúde dá um grande passo nos serviços prestados à população, com a implantação da sua Central de Regulação. Inédito em Valença, processo regulatório é o intermediário entre o paciente e os serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Localizada na própria secretaria da Saúde, na rua Pedro Sancho, bairro da Graça, a Central de Regulação será a responsável pelo agendamento de consultas, exames e outros procedimentos, além da marcação de viagens, garantindo assim, o acesso ao atendimento a quem realmente necessita.

Conforme informou o secretário municipal da Saúde, José Alexandre, todas as viagens para fora de Valença, passarão por uma triagem, onde serão priorizados os casos de câncer e hemodiálise, sem se deixar de fora outras necessidades essenciais como tratamentos de difícil acesso.

Outro benefício para o paciente com a implantação da Central de Regulação é que a partir da segunda quinzena deste mês de fevereiro as viagens deixam de ser marcadas em um único dia e por ordem de chegada.

A marcação acontecerá todos os dias úteis e por ordem de prioridade. Mais detalhes e informações na secretaria municipal da Saúde ou na Unidade de Saúde mais próxima.

Prefeitura de Valença institui o Programa Adote Uma Escola

A iniciativa pretende, por exemplo, obter respostas e soluções para questões da evasão e baixo rendimento escolar do aluno

Decreto que leva o número 677/2011, assinado pelo prefeito Ramiro Campelo no último dia 26, cria em Valença o programa Adote uma escola, uma espécie de parceria entre o poder público e a sociedade, que vai acompanhar o desenvolvimento do ensino no município e assim contribuir no sentido da sua melhor qualidade.


Conforme prevê o documento, uma equipe de secretários, diretores e gerentes da administração municipal escolhida por Ramiro, e mais os respectivos adotantes, então paraninfos ou padrinhos da escola, obrigatoriamente farão duas reuniões mensais com a direção, professores e pais de alunos para avaliar as ações interativas em favor da educação na unidade.

A avaliação vai focar o desempenho da escola nas questões referentes à cultura, esporte e lazer. Vai cobrar também, se for o caso, respostas e soluções para os casos de evasão e baixo aproveitamento escolar.

Adote Uma Escola vai ainda dar atenção ao quesito qualidade da saúde dos alunos, com ênfase para a saúde bucal e acompanhamento dos casos de crianças excepcionais.

O prefeito falou publicamente em seu gabinete a respeito do Programa na quarta-feira (26). Para ele a iniciativa vai possibilitar uma interatividade mais rápida e eficiente do Poder Executivo com os elementos das questões educacionais no município.

Prefeito Ramiro dá posse à nova Diretora da Cultura do município e anuncia novas ações na área da educação

O prefeito de Valença, Ramiro Campelo, convidou sua equipe de secretários, vereadores, representantes de entidades culturais na cidade e a imprensa local, para uma reunião na manhã da quarta-feira (26), em seu gabinete. O motivo foi a posse da nova Diretora da Cultura no município, Edna Xavier, e o anúncio de novas ações da prefeitura. Presentes, além de outros convidados, a vereadora Maria Helena e o presidente da Câmara de Vereadores, Bertolino de Jesus.

Com relação às novas ações, o prefeito falou, por exemplo, da criação do programa Adote Uma Escola, do processo que vem sendo encaminhado para a municipalização da escola estadual Complexo Gentil Paraíso Martins, e da qualificação que pretende fazer nas instalações de 04 escolas do município, inclusive com climatização das mesmas.

Secretaria municipal da Educação prepara jornada pedagógica

Perto de começar o ano letivo de 2011, a secretaria da Educação de Valença vai realizar na próxima terça-feira (08) a sua Jornada Pedagógica. O Encontro, preparatório para as atividades escolares com aulas previstas para começar no dia 14 deste mês, vai reunir no Centro de Cultura Olívia Barradas, na cidade, os mais de 700 professores da rede de ensino do município.

Falando de ações que contribuem para o desenvolvimento da educação em Valença, como a jornada a se realizar, a secretária da Educação, Adriana Sousa, lembra que de 2009 pra cá, a prefeitura construiu mais 86 salas de aula, sendo 46 para o ensino formal e 40 destinadas ao ensino de informática.

Números que significam também o avanço da educação infantil ao campo, coisa que só agora, no atual governo municipal, vem acontecendo.

Programa Nossa Sopa chega ao Alto do São Roque

A Prefeitura de Valença, através da secretaria de Promoção Social, em parceria com o Governo do Estado, apresentou como uma das suas primeiras ações para 2011 o Programa Nossa Sopa, no bairro do Alto do São Roque.

O Nossa Sopa é um programa social do governo do Estado que em Valença, junto com a prefeitura do município, vem beneficiando desde 2009 famílias das comunidades da Bolívia, Santa Luzia e Jambeiro, se estendendo agora ao Alto de São Roque.



O objetivo é combater a desnutrição e a fome das famílias com vulnerabilidade social e levar outros serviços sociais para a comunidade.

PETI em Colônia de Férias

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em Valença, através da secretaria municipal de Promoção Social, está promovendo nos meses de janeiro e fevereiro uma colônia de férias com os seus alunos. São atividades recreativas e socioculturais que anualmente acontecem no período do recesso escolar.

Neste ano crianças e adolescentes assistidos pelo Programa no município estão sendo levadas a fazer um verdadeiro passeio histórico e cultural. O aeroporto e pontos turísticos como a igreja de Nossa Senhora do Amparo, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade, estão sendo visitados. O passeio se completa na belíssima praia de Guaibim.

Além desses passeios que envolvem tanto os núcleos da sede como da zona rural, a colônia de férias do PETI em Valença oferece ainda gincanas e outras atividades esportivas.

Prefeito Ramiro participa, em Cajaíba, da festa da Lavagem da igreja de Nossa Senhora do Desterro

Aconteceu na manhã do último domingo (23), a lavagem da igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Cajaíba. A festa, de sincretismo religioso, reuniu populares, grupos folclóricos e culturais e contou com a presença do prefeito Ramiro Campelo, que esteve acompanhado do diretor da Agricultura, Michel Meireles, da diretora da Cultura, Edna Xavier, do secretário da Administração, Luis Martins, e da secretária da Promoção Social, Jucélia Souza.

Logo cedo um cortejo saiu da Boca da Mata em direção da igreja, onde às 10:00 horas se deu a lavagem das escadarias. Às 12:00 começou a ser servido o já tradicional caruru.

O evento, segundo Jorge Araújo, diretor da secretaria municipal da Saúde e líder comunitário na localidade, foi promovido por várias associações em Cajaíba, com o apoio da prefeitura de Valença.

Obras do PAC em Valença estão perto de começar

Preparando-se para o início dos trabalhos, a Andrade Galvão, empresa responsável pela execução do PAC no bairro da Bolívia, na semana passada já dava sinal dos primeiros movimentos nesse sentido, a exemplo do levantamento topográfico que vem sendo feito para os futuros canteiros das obras.

O projeto está orçado em mais de R$54 milhões (R$58 Mi, atualizados) e sua execução começa juntando o previsto para as duas primeiras fases, quando serão investidos R$9,46 milhões na implantação de mais de 7.500 metros de rede coletora de esgoto, mais de 4.200 metros de rede de água tratada, perto de 4.800 metros de drenagem, mais de 4.000 m2 de calçadas, aproximadamente 26.000 m2 de pavimentação de ruas entre recomposição e novos calçamentos, além da construção de uma estação elevatória e de uma estação de tratamento de esgoto com digestor anaeróbico – DAFA.

O prefeito Ramiro Campelo lembra que essas obras do PAC chegam a Valença graças ao trabalho do deputado federal (PP-BA), atual ministro das Cidades, Mário Negromonte.

Prefeitura define programação da Festa de Iemanjá em Guaibim

As homenagens a Rainha das Águas fazem parte do sincretismo religioso e acontecem neste ano em Valença nos dias 1° e 2 de fevereiro

A prefeitura de Valença, através da secretaria municipal da Cultura, já tem preparada a festa em homenagem a Iemanjá para este ano, na praia Guaibim. Mais uma tradição cultural em Valença envolvendo o sincretismo religioso, este é um evento que também chama a atenção e encanta os milhares de turistas e visitantes por aqui curtindo as atrações da cidade nesse período da chamada alta estação.

Consta da programação, a partir das 19:00 horas da próxima terça-feira, dia 1° de fevereiro, na praça São José, apresentações de grupos folclóricos e culturais, como samba de roda, capoeira, makulelê, zambiapunga, marujada, rituais de candomblé e atrações musicais.

No dia 02, o dia da festa, a partir das 08:30 horas, um cortejo reunindo populares, grupo folclóricos e de Baianas, aos cânticos e toques de tambores, sai percorrendo algumas ruas de Guaibim em direção à praia, onde as oferendas serão colocadas no mar para a “Rainha das Águas”.






Secretaria municipal da Agricultura promove cursos para pequenos produtores rurais

Um convênio entre a prefeitura de Valença, através da secretaria da Agricultura, e o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – SENAR vai permitir a realização de vários cursos especialmente dirigidos para o pequeno produtor rural. O intuito é a formação profissional e promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, contribuindo para novas alternativas de renda.

As inscrições já estão sendo feitas na secretaria municipal da Agricultura para os cursos de Artesanato em Piaçava, Culinária, Clonagem de Cacau, Criação de Aves, Pisicultura e Hortaliças. Para evitar certos desconfortos do deslocamento do aluno até a cidade, as aulas vão acontecer nas sedes das próprias associações rurais e a previsão é que sejam iniciadas no próximo mês de fevereiro.

Prefeitura pavimenta ruas no bairro da Bolívia

A prefeitura de Valença está pavimentando a rua Bernadete Queiroz Néri e suas transversais, no bairro da Bolívia.

São calçamentos e serviços de urbanização que vão fazer com que os moradores deixem de transitar pela lama, em tempos de chuva, e de conviver com a poeira durante os períodos de sol e estiagem, melhorando assim as condições de moradia no local.

Serviços de ampliação e melhoramentos na Estação de Tratamento de Água de Valença vão começar

Está previsto para a próxima semana o início dos trabalhos de ampliação do sistema de abastecimento de água tratada em Valença. A obra vai melhorar a oferta para a população na cidade e no distrito de Guaibim.

Conforme a secretaria da Infraestrutura do município, Milena Coutinho, recursos em torno de R$ 4,9 milhões vão possibilitar a realização de serviços na Estação de Tratamento de Água - ETA, com ampliação e melhoramentos no sistema da capitação, adução e tratamento.

Do total orçado R$ 1,25 Mi será destinado para o Guaibim, enquanto R$3,65 Mi vão ser aplicados no sistema da cidade. A execução dos serviços vai ficar a cargo da empresa Oliveira Santana.

Empresa responsável pelas obras do PAC começa se instalar

Mais infraestrutura e urbanização proporcionando melhor qualidade de vida para milhares de pessoas

Nesta quarta-feira (19) a Andrade Galvão, empresa responsável pelas obras do PAC nos bairros da Bolívia e Porto dos Milagres começou a se instalar.  As equipes de trabalho já estão se mobilizando no local, enquanto é preparada a área onde vai ficar o canteiro com os tapumes e barracões dos equipamentos.

Essas ações, que significam a largada definitiva para a realização dos serviços foram acompanhadas de perto pelo prefeito Ramiro Campelo.

O projeto está orçado em mais de R$54 milhões (R$58 Mi, atualizados) e sua execução começa juntando o previsto para as duas primeiras fases, quando serão investidos R$9,46 milhões na implantação de mais de 7.500 metros de rede coletora de esgoto, mais de 4.200 metros de rede de água tratada, perto de 4.800 metros de drenagem, mais de 4.000 m2 de calçadas, aproximadamente 26.000 m2 de pavimentação de ruas entre recomposição e novos calçamentos, além da construção de uma estação elevatória e de uma estação de tratamento de esgoto com digestor anaeróbico – DAFA.

Prefeitura de Valença constrói novas pontes na zona rural

A prefeitura de Valença concluiu as obras que vinha realizando em duas pontes na zona rural do município. Uma, é a chamada ponte de dona Maria, localizada em Cajaíba, já entregue à população depois de totalmente recuperada. A outra é a do Gereba, cujos serviços foram finalizados na terça-feira (18), devendo ser entregue para uso nesta sexta-feira (21).

De grande importância para a região, a ponte do Gereba, que era de madeira, foi agora totalmente refeita em estrutura de cimento e concreto armado.

Festa de São Benedito em Serra Grande

Na última quinta-feira (06), a comunidade católica de Serra Grande celebrou o Dia de São Benedito, padroeiro local. Um dos momentos solenes da tradicional festa em louvor ao santo foi a missa realizada na igreja matriz daquele distrito.

Representando o prefeito Ramiro Campelo lá estavam Agostinho Júnior e Michel Meirelles, respectivamente secretário e diretor da secretaria da Agricultura do município.

Prefeitura participa de discussão sobre segurança pública no distrito de Maricoabo

Um encontro na última terça-feira (11), na igreja Nossa Senhora do Desterro, em Maricoabo, reuniu moradores, comerciantes e diversas associações, além de representantes de órgãos da administração e segurança pública e da defesa dos diretos sociais como a Prefeitura, Promotoria de Justiça, Policias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Núcleo de Direitos Humanos – NUDH, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na pauta as questões da violência naquela localidade.

A violência e a criminalidade em Valença são assuntos que chamam a atenção e para onde a prefeitura procura também priorizar providências. Em nome da mesma na reunião estavam os secretários Agostinho Júnior, Edvaldo Borges, Vitor Teles, Jucélia Sousa e o diretor Wamilson Fahaning.

Começaram as matrículas na rede municipal de ensino

Começaram na última segunda-feira (10), em Valença, as matrículas nas escolas municipais e seguem até o dia 25 deste mês. Estão acontecendo simultaneamente em todos nos níveis da rede, ou seja, educação infantil e ensino fundamental I e II.

A secretaria da Educação do município lembra aos pais ou responsáveis, que os mesmos deverão se dirigir às unidades escolares pretendidas munidos dos documentos exigidos. São eles a certidão de nascimento, carteira de identidade, três fotos 3x4 e atestado de escolaridade e/ou histórico escolar do aluno.

Sem essa documentação a matrícula não será efetivada. A secretaria faz também um alerta: o prazo será, impreterivelmente, até o dia 25 deste mês, das 08:00 às 11:30 h e das 14:00 às 17:30 horas.

Prefeitura estabelece novos horários para a coleta de lixo

A prefeitura de Valença, no início desta semana, deu ciência à população a respeito dos novos horários da coleta de lixo na sede e em outras localidades do município.

Conforme o anúncio, o serviço ficou assim definido: Na cidade, em todos os bairros, começa às 07:00 horas, com exceção da Urbis, onde o carro coletor circula a partir das 06:30 horas.

Em Cajaíba a coleta, nos dias de terça e sábado, se inicia a partir das 06:00 horas, enquanto que no Entroncamento, Bonfim e Derradeira o trabalho começa às 06:00 horas das segunda e quinta-feira.

Secretaria municipal da Saúde realiza mutirão contra a dengue

A secretaria municipal da Saúde está preparando para este sábado (15) uma outra ação no combate à dengue em Valença, mais precisamente nos bairros da Bolívia e Porto dos Milagres, também conhecido como Porto da Imbira.

Trata-se de um mutirão reunindo moradores e agentes de combate a endemias, que vai percorrer ruas e fazer visitas nas casas orientando e fazendo demonstrações de modo que as pessoas possam estar se prevenindo ou mesmo combatendo o mosquito transmissor da referida doença.

A atividade está com o seu início marcado para as 08:00 horas, com as equipes saindo do Porto dos Milagres e seguindo até a escola Clemenceau Teixeira.

Prefeito Ramiro assina convênio que vai beneficiar a Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal de Valença, criada através da Lei Nº. 1.968 de 28 de Outubro de 2008 tem, pela primeira vez, convênio celebrado junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), homologado no Portal de Convênios (SICONV) no dia 28 de dezembro de 2010 e publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de dezembro de 2010.

O convênio tem como objeto a cooperação dos partícipes para realizar ações de qualificação técnica da guarda, por meio da realização de cursos de formação e aprimoramento tecnológico com a aquisição de novos equipamentos como veículos, computadores, fardamentos, entre outros, que irão aparelhar a corporação.

O prefeito Ramiro Queiroz, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Planejamento, contou com o apoio do vereador Reginaldo Araújo e do efetivo da Guarda Municipal, que contribuíram expressivamente na constituição do projeto, com a atualização dos dados estatísticos sobre a segurança do Município e as principais carências.

Os recursos, na ordem de R$ 450 mil, se destinam a implementar de forma mais eficiente as ações de prevenção a violência e a criminalidade, contribuindo assim para tranqüilidade da população.¨

Unidade de Pronto Atendimento

No bairro da Bolívia estão em andamento os trabalhos de construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. A obra, que vai beneficiar milhares de pessoas em Valença, é uma parceria que reúne a prefeitura do município com os governos estadual e federal.

Escola de Construção Civil

Uma outra relevante obra no atual governo do município, e assim considerada pela sua importância no encaminhamento socioeducacional e profissional, também foi iniciada no bairro do Novo Horizonte. Trata-se do Centro Educacional de Construção Civil igualmente trazida para Valença por conta do trabalho e prestígio do prefeito Ramiro.

A escola faz parte do projeto Construir Melhor, da Fundação Norberto Odebrecht, através da organização Casa Familiar Rural de Igrapiúna – CFRI, que consiste na formação e qualificação de profissionais, inclusive como agentes multiplicadores das práticas na referida área. Os cursos a serem ministrados tem uma duração média de 18 meses, contando com uma fábrica de blocos e uma marcenaria, que servirão para aulas práticas.

Hospital de Hemodiálise já está em construção


Um grande ganho para a saúde em Valença, o Hospital de Hemodiálise, começou a ser construído. A obra está sendo realizada no bairro do Novo Horizonte e sua implantação na cidade acontece graças aos esforços do prefeito Ramiro Campelo.

Depois de pronta e em funcionamento, a nova unidade médico-hospitalar vai preencher uma grande lacuna na cidade. Os muitos pacientes que diariamente são transportados pela prefeitura desse município, não precisarão mais ter que se deslocar para outros lugares para fazer seu tratamento.

Prefeito Ramiro dá posse a secretários e diretores

Na manhã desta terça-feira (04), em seu gabinete, o prefeito Ramiro Campelo deu posse a novos diretores e secretários da administração municipal. Alguns novos nomes, outros já conhecidos, apenas remanejados para diferentes atribuições.

São eles: Antonio Mendes, Assessor Administrativo, Jair Veiga dos Santos, Gerente de Planejamento e Logística, Ana Paula Sousa Pereira, Diretora do Departamento de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Wamilson Palma Fanhning, Diretor do Departamento da Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Guimarães, Diretor do Departamento de Infraestrutura, Agostinho Júnior, Secretário da Agricultura e Abastecimento, Vítor Teles, secretário da Fazenda, Edvaldo Borges de Andrade, secretário dos Transportes, Estradas e Rodagens, Milena Coutinho, secretária da Infraestrutura e Urbanismo, e Jucélia Sousa, secretária da Promoção Social.

Diante das pessoas presentes ao ato, inclusive os vereadores Antonio Heraldo, Reginaldo Araújo e Maria Helena, o prefeito Ramiro disse que o momento representava a nova arrancada do desenvolvimento do município. Suas palavras foram de muita confiança na equipe que está sendo formada, na qual ele aposta muito comprometimento e empenho.

O reveillon em Valença

A festa do reveillon promovida pela prefeitura de Valença agradou a todo mundo que esteve presente. Na orla do rio Una e na praia de Guaibim as pessoas viram a chegada de 2011 ser saudada com uma bela queima de fogos de artifício. A alegria dos turistas e nativos foi ainda embalada com shows musicais de bandas que começaram a se apresentar na noite do dia 31 e seguiram pela madrugada do primeiro dia do ano novo.

O reveillon em Valença já é uma tradição acontecer juntando-se às belezas naturais da praia de Guaibim, coisa que a prefeitura agora puxa também para a cidade, na orla, criando assim uma outra boa opção para aqueles que preferem viver o momento mais perto de casa, isto é, os que moram por aqui.

Modificações melhoram o trânsito nas pontes Inocêncio Galvão e Luis Eduardo

Desde a semana passada, nas vésperas do ano novo, a prefeitura de Valença, em acordo com a Policia Militar e a Ciretran, vem colocando em prática algumas modificações no trânsito da cidade. As áreas compreendidas são a praça Admar Braga Guimarães e as pontes Inocêncio Galvão e Luis Eduardo Magalhães. A medida visa acabar, ou pelo menos amenizar os constantes engarrafamentos naquelas artérias. Principalmente nas imediações da ponte Luiz Eduardo e subida da Matriz se tornava comum um trânsito bastante nervoso e confuso, agravado ainda mais nos períodos de festa e feriado prolongado.

Apesar de ter sido às pressas, a iniciativa surtiu resultado e, de fato, por ali houve uma melhor fluidez do trânsito. Uma das modificações efetuadas foi a colocação de mão dupla apenas para veículos pequenos na ponte Inocêncio Galvão. Nessa mesma via serão também utilizadas rotatórias para melhor facilitar o escoamento. Outras medidas ainda poderão ser tomadas, a depender da necessidade, adiantou Milena Coutinho, secretária da Infraestrutura e Urbanismo do município.