terça-feira, 10 de maio de 2011

Programação Semanal do Centro Produtivo

Dia 10 (terça-feira)
 Manhã
Andamento dos cursos de corte e costura, corte e escova, Visita a comunidade do Guaibim (entrevista com ex-alunos do Centro com Marcio Wesley).
Tarde
Andamento dos cursos de corte costura, corte e escova pintura em tecido e manicure. Visita ao Centro Produtivo do Baixão para entrevista com ex- alunos do Centro que hoje são empreendedores.

Dia 11 (quarta-feira)
 Manhã
Andamento dos cursos de corte e costura, corte escova, oficina de higienização no manuseio dos alimentos com agricultores fornecedores do PENAE (Programa Nacional de Alimentação Escola).
Tarde
Andamento dos cursos de corte costura manicure, pintura em tecido e encerramento da turma de corte escova.

Dia 12- (quinta-feira)
Manhã e Tarde
Andamento dos cursos de corte e costura e corte escova.

Dia 13 (sexta-feira)
Manhã
Andamento dos cursos de corte costura e corte escova.
Oficina de higienização no manuseio dos alimentos com agricultores fornecedores do PENAE.
Tarde- 
Andamento dos cursos de corte e costura, pintura em tecido e manicure. Reunião de planejamento (coordenação, instrutores e colaboradores)

Jucélia Nascimento – Secretária de Promoção Social

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Prefeitura de Valença distribui mais cem mil alevinos para agricultores



Visando o repovoamento das represas de produtores rurais de Valença que estão inseridos no Programa da Prefeitura de criatórios de peixes, o município, através da Secretaria de Agricultura, distribuiu nesta sexta-feira (06), no Posto Moça Bonita no bairro do Pitanga, cerca de 100 mil alevinos. Segundo o secretário de Agricultura de Valença, Agostinho Jr, a Prefeitura comprou dos agricultores cerca de 5 toneladas de peixes que foram distribuídos para comunidades carentes durante a Semana Santa. A nova remessa de alevinos vai permitir a manutenção do programa que pretende oferecer aos homens e mulheres do campo, uma nova opção de trabalho e renda, aproveitando a grande quantidade de lagoas e rios que estão localizados na zona rural. Com isso, cerca de 30 associações do Gereba, Jequiriçá, Alto do Orobó, Tabuleiro do Orobó, Várzea, Colônia e outras, estão sendo beneficiadas.
A alternativa, insistentemente defendida pelo prefeito Ramiro Campelo, já está fazendo a diferença. Segundo Gervásio, produtor rural do Orobó, a sua lagoa já começou a dar lucro. “Durante a Semana Santa, eu fiz uma despesca e vendi peixes para a Prefeitura”. Para ele, os novos programas têm um diferencial que permite estimular a produção. “Muitas vezes, a gente chega à feira com os nossos produtos e não achamos compradores, com esses programas, temos compra e preço garantido pela Prefeitura”. Na realidade, o que o agricultor destacou, foram os programas do Governo Federal que permite às prefeituras adquiriram produtos oriundos da agricultura familiar, para serem inseridos no cardápio da merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Somente para 2011, o prefeito Ramiro Campelo informou que o município dispõe de R$ 600 mil para compra de produtos oriundos da agricultura familiar. O diferencial de Valença, é que o município tem desenvolvido ações para permitir a injeção desses recursos junto aos produtores rurais, doando os alevinos e estimulando a produção de grãos, através de doação de sementes.

Capacitação de agricultores

Secretaria de Agricultura, através da Diretoria de Agricultura Familiar, realizará nesta 4ª e 6ª, (11 e 13/05), oficina de capacitação e instrução aos agricultores que participarão do PNAE (Programa Nacional de Agricultura Familiar)-2011, aos padrões de qualidade, embalagem e higiene exigidos aos produtos fornecidos e manipulados. Esses produtos serão fornecidos para a merenda escolar, atendendo toda a rede municipal de ensino. Esta oficina, conta com a parceria da Secretaria. de Promoção Social.

Prefeitura de Valença busca melhorias para açougueiros

A Prefeitura Municpal, através da Sec. de Indústria e Comércio, realizou encontro com os açougueiros de nossa feira-livre, no mercado municipal, com o objetivo da regularização e melhoria das condições sanitárias dos Boxes. Essas melhorias, já haviam sido iniciadas pela Prefeitura municipal de Valença em parceria com os comerciantes locais, por exigência do ministério Público. Também estiveram presentes, Sec. do Meio Ambiente, Agricultura, Saúde, além dos representantes da classe.