segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Realizada I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em Valença



Prefeitura de Valença, através das Secretarias de Promoção Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), realizou nesta quinta-feira (22) no auditório do CEMEP, a I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.
O evento trouxe para Valença a Dra. Ivete Sacramento, superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Dra. Narrúbia Oliveira, coordenadora de Políticas de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
Entre os temas abordados, destacaram-se naturalmente o enfrentamento a violência contra a mulher, que se aprimorou a partir de 2006, após a criação da Lei Maria da Penha e a elaboração de um documento para ser apresentado nas conferências Territorial e Estadual. O documento enfatiza a busca pela implantação da Delegacia da Mulher em Valença.
Foi também criado um espaço democrático com diálogos de políticas públicas, não somente relacionadas ao enfrentamento da violência, mas a buscas de políticas positivas como a valorização da raça, empregabilidade, saúde e novas conquistas.

Para a vereadora Maria Helena, autora da Lei 1.985/2002, que criou o Conselho dos Direitos das Mulheres, a Conferência demonstra o envolvimento do poder público com as políticas de valorização das mulheres que aflora em Valença com o comprometimento do prefeito Ramiro Queiroz em apoiar às mulheres. O município já possui um Centro de Referência da Mulher, espaço ligado à Secretaria de Promoção Social, que conta com total apoio da Prefeitura de Valença.

Entre as autoridades presentes, participaram a Dra Alzeni Barreto, juíza de Direito de Valença; as vereadoras Maria Helena e Diana Farias, a secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, da secretária de Cultura, Edna Xavier, da diretora do Centro de Referência da Mulher, Marildes Nascimento, representantes do IF BAIANO e IF BAHIA, entre outros.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

JAU, ADELMÁRIO E SEM RETOQUE VÃO AGITAR O GUAIBIM


Quem for ao Guaibim nos dias 1º  e 02 de outubro, vai poder curtir shows de Jau, Adelmário Coelho, Sem Retoque e outras atrações musicais que promete transformar a Expo Agro-Florestal  numa festa inesquecível. A expectativa é muito grande e toda a equipe do prefeito Ramiro Queiroz está evolvida no planejamento e organização do evento.
Com um batuque e cadência inconfundível, Jau é atualmente um dos músicos mais requisitados para shows. Recentemente o cantor se apresentou no 2º Festival de Primavera de Morro de São Paulo, com um show que contagiou a todos. Adelmário Coelho dispensa comentário, a sua musicalidade tem um tom inconfundível, com letras que exaltam o nosso país. Já os meninos do Sem Retoque arrasaram no São Pedro de Valença e retornam para alegria dos milhares de fãs do Grupo.

A Expo Agro-Florestal também tem o objetivo de chamar a atenção da mídia para que o Guaibim entre definitivamente no roteiro turístico da Copa 2014. A Prefeitura dará continuidade a esse processo, atraindo turistas para curtir o antes e depois dos jogos de suas seleções, afinal, o turista que se desloca de seu país, não vem apenas assistir aos jogos, mas conhecer a cultura do nosso povo.

PÔNEIS
Muitas surpresas estão sendo preparadas, podemos adiantar, por exemplo, que um dos expositores, já confirmado, trará vários pôneis que proporcionarão aos visitantes, agradáveis passeios de charretes. 

Realizada a III Conferência Municipal da Cultura de Valença

Promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, o encontro tratou de assuntos importantes para  a  consolidação  de ações no seto

Aconteceu no último domingo (18), em Valença, a III Conferência Municipal de Cultura, que reuniu no Centro de Cultura da cidade mais de 200 de pessoas em torno das suas discussões.  Planejar é preciso: Consolidação dos Planos de Cultura foi o tema do encontro para este ano
O evento teve como pauta principal o diagnóstico da cultura no município, com abordagens a respeito de eixos temáticos como: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade e Gestão de Cultura. Sobre a importância do mesmo, a diretora municipal da Cultura, Edna Xavier, se referiu à conferência como “mais um instrumento no trabalho que vem sendo desenvolvido em Valença e que envolve o poder público e segmentos culturais da nossa sociedade visando cada vez mais consolidar e valorizar o nosso rico patrimônio imaterial”.
Depois  da apresentação de artistas e grupos culturais locais foram constituídas as mesas para elaboração e análise de propostas para possíveis futuras ações. Dessas discussões resultaram projetos como a Recuperação do Teatro Municipal, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Carro das Letras (Biblioteca Itinerante), Centro de Referência da Cultura, Criação dos Agentes de Cultura e Criação da Fundação Cultural do Baixo Sul, que agora seguirão para a Conferência Territorial do Baixo Sul e, em seguida, serão encaminhados para a Conferência Estadual. No final, as discussões e propostas então apresentadas, deverão ganhar eco na Conferência Nacional, tendo em vista as ações culturais de âmbito federal.
O encontro culminou com a escolha dos 11 delegados que irão representar Valença nas próximas conferências.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Em outubro, o Guaibim será a vitrine da Costa do Dendê



A Prefeitura de Valença realizará nos próximos dias 30 de setembro e, 1 e 2 de outubro na Praia de Guaibim (Costa do Dendê) a sua II Expo Agro-Florestal. O evento é de iniciativa da Prefeitura local e tem por finalidade a apresentação do potencial de Valença e região, além de abrir com chave-de-ouro  verão do Guaibim.
O evento, que foi sucesso em 2009, quando realizado no distrito do Bonfim, agora volta as atenções para uma das mais belas praias do país. O despertar do verão 2011, traz para o Guaibim, uma feira com características próprias, destacando a Acácia mangium, planta que explode como importante opção de renda para o homem do campo - com mais de 1,5 milhões de árvores plantadas em Valença-, mas que terá uma mistura inteligente de juntar o mar, oferecendo oportunidade de se fazer negócios, apresentando aspectos importantes da nossa rica cultura e atraindo as atenções para o turismo do Guaibim.

Dentro da programação, que tem como atrações musicais, o batuque gostoso do cantor Jau e o inconfundível forró de  Adelmário Coelho, estão previstos também para acontecer: o II Simpósio Baiano Sobre o Cultivo da Acácia Mangium, o II Simpósio Baiano sobre o Cultivo do Açaí para produção de polpa, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, cultivo do dendê para o Biodiesel, a realização do concurso Rainha do Açaí entre outros temas voltados a expansão agrícola que ocorre no município.

A Prefeitura está cadastrando expositores que desejam participar da festa e ao mesmo tempo, fazer negócios. Uma feira de animais e plantas também será apresentada ao público. Grandes surpresas, principalmente com exposições de aves e animais exóticos também cerca de expectativa a II EXPO.
O prefeito Ramiro Queiroz espera superar o sucesso da primeira edição da Feira, que contou com a participação de um grande público e com a comercialização de máquinas e equipamentos, se transformando em mais uma opção de negócio para os participantes.

Valença realiza dia 18 sua Conferência de Cultura



Reafirmar as ações do Município a partir das demandas da sociedade. Esta é a finalidade maior da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Valença, que este ano acontece no dia 18 de setembro no Centro de Cultura Olivia Barradas.
O Evento é de iniciativa da Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Cultura. A diretora, professora Edna Xavier, está preparando uma série de apresentações com participação de terreiros de Candomblé, grupos folclóricos e culturais, mostrando parte da rica cultura de Valença.

O grande mérito é trazer a cultura para a pauta. As pessoas estão se envolvendo por compreender que cultura não é somente responsabilidade do governo.

O QUE É
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VALENÇA

ONDE
CENTRO DE CULTURA OLÍVIA BARRADAS – VALENÇA - BA

QUANDO
DIA 18 DE SETEMBRO,
 DAS 7 ÀS 19HS

Merendeiras de Valença aprendem a produzir alimentação alternativa

Uma parceria entre a Prefeitura de Valença, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato de Agricultores de Cairu, viabilizou no último dia 13 de setembro, um curso de alimentação alternativa em Valença. A iniciativa é da Prefeitura de Valença, através das Secretarias de Indústria e Comércio e Promoção Social,  por recomendação do prefeito Ramiro Queiroz.
Para a supervisora do SENAR, Daniela de Oliveira, os cursos de capacitação tem elevado a qualidade da merenda escolar. O SENAR tem o objetivo de estabelecer parcerias com os sindicatos rurais visando capacitar o homem do campo e oferecer alternativas de renda e trabalho. O secretário de Indústria e Comércio de Valença, Wamilson Fahning, destacou o esforço do prefeito Ramiro Queiroz em buscar esses cursos. Segundo a coordenadora geral da Educação Infantil de Valença, Cleidiane Maurício, a Prefeitura de Valença tem priorizado a inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar. Em Valença, são 2.600 alunos no ensino fundamental e o município conta com 14 creches conveniadas.
Nessas creches, a Prefeitura entra com o pagamento dos professores e funcionários e oferece a merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE).

VALENÇA É DESTAQUE NO SITE OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO

Matéria veiculada em jornais de circulação nacional sobre educação ambiental, projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Valença juntamente com alunos do Curso de Gestão Ambiental do Colégio João Cardoso dos Santos repercute agora com destaque no site da Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom).
ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO ORIENTAM MORADORES DE VALENÇA SOBRE COLETA SELETIVA
Alunos do 2º ano do curso técnico em meio ambiente, do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, em Valença, estão realizando campanha contínua referente à coleta seletiva do lixo doméstico. O objetivo é sensibilizar os moradores do município sobre a reciclagem e, principalmente, como esta ação ameniza os danos ao meio ambiente.
O Projeto Coleta Seletiva é realizado desde o início do ano letivo em parceria com a prefeitura municipal. Cerca de quatro mil moradores dos bairros Urbis, Jacaré, Jardim Emarc, Loteamento Tio Virgínio e Alto do São Roque receberam orientação dos futuros técnicos. A estratégia é que os moradores sejam multiplicadores das informações disponibilizadas pelos estudantes e adotem esta prática sustentável no cotidiano.
A ação, que está pautada na intervenção social como princípio pedagógico, é realizada três vezes por semana, sempre em horário diferente do turno letivo convencional. Durante as visitas, são distribuídos panfletos contendo informações sobre a importância da redução do lixo doméstico, formas de realizar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais como papéis, vidros, plásticos e metais.
Eles alertam ainda os moradores sobre a importância da coleta seletiva - para ajudar a melhorar o ambiente em que vivem - e as consequências do lixo jogado nas ruas ou em terrenos baldios, além de enfatizar que a reciclagem é uma alternativa de emprego e renda.
Para a estudante Larissa Barbosa, 16 anos, a ação já traz resultados positivos. “Ao chegarmos à residência e observarmos o morador ouvindo e acatando nossas orientações, concluimos que nosso trabalho está sendo reconhecido e que aquela pessoa será multiplicadora do nosso projeto, na luta pela preservação ao meio ambiente”.
Segundo o professor orientador de estágio, José Bispo de Souza, a ação pedagógica provoca mudança de percepção nas atitudes éticas dos estudantes. “À medida em que orientam a comunidade, eles se reconhecem como agentes de transformação sobre os valores ambientais”.
Dimensão ambiental
Todos os 72 cursos ofertados pela rede de educação profissional do Estado, onde estão matriculados 50.498 estudantes, têm essa dimensão ambiental. As ações pedagógicas dos cursos técnicos em meio ambiente compreendem aulas teóricas focadas na responsabilidade de cada ser humano na proteção e conservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis.
As aulas práticas também envolvem plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, do cerrado ou da caatinga, restauração de mata ciliar, reciclagem de material de informática e coleta seletiva do lixo, combate ao desperdício, reaproveitamento de alimentos, controle de pragas e pesticidas no campo - sem agrotóxico -, por meio de plantas e outros produtos orgânicos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Prefeito de Valença deixa cargo por 15 dias para cuidar da saúde, vice assume




Em uma rápida cerimônia no gabinete do Executivo Municipal, o vice-prefeito de Valença, Mário César assumiu a Prefeitura na tarde desta terça-feira (06). O prefeito Ramiro Queiroz ficará ausente do cargo por 15 dias, segundo ele, para cuidar da saúde, após recomendações de seu médico.

Mário César é filho do ex-prefeito de Valença, João Cardoso que governou o município por dez anos. João Cardoso dos Santos, (já falecido) governou Valença de 1983 a 1988 e de1993 a 1996 e até hoje sua memória é reverenciada pelos munícipes.

Valencianos saem às ruas em comemoração aos 189º ano de aniversário da Independência do Brasil

O prefeito de Valença, Mário César, acompanhado de seu secretariado, assessores, vereadores e o comandante da 33ª Cia Independente de Polícia Militar (CIPM), major José Raimundo Carvalho Pessoa, participou na manhã desta quarta-feira (07) do desfile do Sete de Setembro que saiu do Colégio Gentil Paraíso Martins, no bairro da Graça e foi encerrado na Praça da República. Mário César, que assumiu o comando do Executivo Municipal ontem, após o prefeito Ramiro Queiroz se licenciar por 15 dias para cuidar da saúde, hasteou a  bandeira por volta das 8h, acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Bertolino de Jesus e do major Pessoa.

O desfile contou com a participação de integrantes do Tiro de Guerra, de fanfarras, filarmônicas e alunos de escolas municipal e estadual. A organização do desfile ficou por conta da Secretaria de Educação, através da secretária Adriana Souza, que contou com a colaboração de diretores e professores. As escolas do Estado também participaram, tendo a frende, a diretora da Direc V, Flordolina Angélica.
O destaque do desfile de 2011 foi o grande número de pessoas que foram as ruas para acompanhar e vibrar com os participantes. Temas variados povoaram o cordão de centenas de estudantes que saíram cede de suas residências para se integrar ao desfile. Cartazes e faixas com dizeres sobre combate a violência contra crianças e mulheres, incentivo ao esporte e outros, fizeram parte das escolas e grupos que desfilaram.
Com belíssimas apresentações no final do desfile, escolas e grupos deram uma aula de democracia e civismo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Programação Sete de Setembro em Valença

As comemorações pela Independência do BRASIL ocorrerá nesta quarta-feira; e em Valença a programação oficial aponta para concentração às 7:30 na Rua Maestro Barrinha em frente ao Hotel Portal Rio Una. O hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Valença será às 8h no Colégio Gentil Paraíso Martins e o Desfile Cívico sairá do local citado e será encerrado na Praça da República.
A Prefeitura de Valença convida toda a comunidade para participar do desfile, passagem importante da nossa Independência.

Prefeito Ramiro nomeia novos secretários


Juliana Brito e o prefeito Ramiro Queiroz


Dando prosseguimento a reestruturação administrativa da Prefeitura de Valença, o Prefeito Ramiro Queiroz assinou Decreto na manhã desta quinta-feira (01) nomeando Juliana Brito Rodrigues dos Santos como Secretária da Juventude; Ana Paula Souza Pereira, Secretária do Meio Ambiente; Wamilson Palma Fahning, Secretário da Indústria, Comércio e Serviços e Isabelle Silva de Oliveira, Diretora do Departamento Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental.
Os novos secretários e a diretora já fazem parte do quadro da administração municipal e as nomeações foram para dar maior oxigenação às pastas.