terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reunião entre secretário de Agricultura de Valença, Agostinho Santana e Seagri define metas para acelerar implantação de frigorífico em Valença

Na última sexta-feira (18/11), o Secretário de Agricultura de Valença Agostinho Santana, acompanhado do Diretor do Departamento de Agricultura Familiar, Michel Meireles e do Presidente da ACECAF, Edvaldo da Cruz Farias, estiveram em Salvador para audiência com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) para tratar de assuntos pertinentes ao frigorífico que será implantado no município. A equipe de Valença foi recebida pelo Chefe de Gabinete, Jairo Carneiro, representando o Secretário Eduardo Salles. Durante a reunião, foram definidas metas para que a licitação da primeira etapa da construção do equipamento seja iniciada, conforme o cronograma do governo. Em agosto, os projetos arquitetônicos dos frigoríficos foram licitados, dando início às etapas para implantação dos mesmos. Ente os projetos já elaborados, está o de Valença, já encaminhado para a Superintendência de construções Administrativas da Bahia (SUCAB).
A Prefeitura de Valença tem cumprido rigorosamente todas as exigências visando o início das obras. O município disponibilizou uma área localizada no km 02 da BA 001, estrada Valença-Taperoá, onde será edificado o frigorífico. Nesta primeira etapa, serão disponibilizados R$ 2.100.00 (dois milhões e cem mil reais) pelo governo do estado e mais a contrapartida da Prefeitura de Valença, através do convênio assinado com a Agência de Defesa Agropecuária (Adab).
O termo de compromisso assinado entre o governo do estado e 15 prefeituras, dará suporte à construção de frigoríficos com capacidade para abate de 30 a 100 animais/dia. Valença, por ser um município polo, terá um equipamento em condições de abater 100 animais/dia, ao custo total de R$ 4.200.000 (quatro milhões e duzentos mil reais).
Os novos frigoríficos serão implantados em 15 municípios e deverão ser geridos por cooperativas, com a participação de pecuaristas, das prefeituras e de marchantes. "Estamos investindo dinheiro público, e queremos garantir que os frigoríficos terão perenidade", disse o secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles.
As unidades, com capacidade de 100 animais/dia, serão implantadas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Valença, Remanso, Morro do Chapéu e Itabuna. Já os municípios de Itanhém, Barra, Santa Rita de Cássia, Medeiros Neto, Valente, Iguaí, Araci, Itaberaba, Jaguaquara e Paramirim, terão equipamentos com capacidade de abater 30 animais/dia.

Prefeitura de Valença presenteia famílias com show de Fred Dantas

As comemorações alusivas aos 162 anos de Emancipação Política de Valença teve seu encerramento na tarde/noite deste domingo (13), na Praça da República com a apresentação do maestro Fred Dantas e sua orquestra. Um presente da Prefeitura para a família valenciana. Antes, a Secretaria de Cultura, através da diretora Edna Xavier promoveu diversão para a garotada com bonecos da Turma da Mônica. A Banda Marcial do Tiro de Guerra e a Fanfarra do Gentil Paraíso Martins (Bamgep) também abrilhantaram o evento.

O Prefeito Ramiro Queiroz assistiu ao show da orquestra de Fred Dantas, sempre ao lado da esposa, Sra. Solange Queiroz e da Secretária de Promoção Social, Juscélia Souza Nascimento, que receberam do maestro, CDs com músicas da orquestra. Secretários e diretores também acompanharam o show ao lado do prefeito.

Com um repertório previsível, mas nem por isso cansativo, Fred Dantas e sua orquestra desfilaram músicas tocadas em Nova York nos anos 20 e 30, intercalando com os clássicos brasileiros, como “Tico-tico-no-fubá”, entre outras. “A mesma música que toco em Nova York, toco em Valença, só que aqui, me sinto em casa”, declarou o maestro. Além da banda impecavelmente afinada, dois cantores também enriqueceram a orquestra. Raquel Almeida interpretou músicas de Dorival Caymmi, enquanto Zé Antonelli relembrou os melhores momentos de canções internacionais, com destaque para Louis Armstrong. 

domingo, 13 de novembro de 2011

Missa Festiva em homenagem aos 162 anos de Valença leva centenas de fiéis à Igreja do Amparo

Prefeito Ramiro ao lado da esposa, Sra. Solange Queiroz e do deputado Estadual Mário Negromente Jr.

O Prefeito Ramiro Queiroz participou nesta quinta-feira, 10 novembro de 2011, data em que se comemora 162 anos de Emancipação Política do Município de Valença, das solenidades de hasteamento das bandeiras no Tiro de Guerra e da realização de uma Missa Festiva na Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
Logo às 08hs, foi realizada a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Valença no Tiro de Guerra no bairro do Novo Horizonte. O ato foi feito pelo vereador Lelo, representando a Câmara Municipal; a secretária de Promoção Social, Jucélia Souza Nascimento e o Prefeito Ramiro.
Secretária de Promoção Social, Juscélia Nascimento ao lado do esposo 

Logo em seguida, o Prefeito, acompanhado da Primeira Dama, Sra. Solange Queiroz, do Deputado Estadual, Mário Negromonte Jr; além de secretários e colaboradores, participou da Missa Festiva, celebrada pelo Padre Josival Lemos Barbosa na Igreja do Amparo. Com a Casa de Deus completamente lotada, um sermão, destacando a árdua tarefa de administrar um município, foi proferido pelo pároco. Cânticos em louvor ao Município de Valença foram entoados pelos fiéis, tornando a missa, uma bela e agradável manifestação de fé e amor a Valença.
A Missa contou com a participação de todos os secretários, diretores e dos vereadores Reginaldo Araújo, Raimundo Costa, Antônio Barreto, Ubaldo França, Lelo e da vereadora Maria Helena.  

A Programação oficial destacava também a realização de apresentações culturais e show com a Orquestra do Maestro Fred Dantas a partir das 18h na Praça da República. Por motivo das fortes chuvas que caíram em Salvador e região; e, com previsão do tempo se manter instável no dia de ontem (10), os organizadores da festa acharam prudente o adiamento das apresentações para o próximo domingo (13).


sábado, 5 de novembro de 2011

Estátua do Cristo é colocada no Alto de São Roque

Cercado de muita expectativa, a estátua do Cristo encomendada pelo Prefeito de Valença Ramiro Queiroz ao artista plástico Horácio Martinez, finalmente foi colocada na parte mais alta do bairro do Alto de São Roque na manha desta sexta-feira (04). Com uma vista privilegiada, a nova atração turística chama a atenção pela sua imponência e estilo. Confeccionado em fibra de vidro e medindo cerca de 15 metros, o Cristo será uma importante ferramenta para atrair turistas. O Prefeito Ramiro Queiroz, destaca a importância de se levar aos bairros carentes de Valença, equipamento que possibilitem humanizar ainda mais os locais. Com o Cristo, chega ao bairro ruas pavimentadas e o mais importante: com o movimento de pessoas, um novo comércio de vendedores ambulantes será formado no local. A Prefeitura criou em volta ao Cristo um espaço para visitação e um mirante, de onde se vê grande parte de Valença, presenteando os visitantes com uma visão panorâmica da cidade.


Gama é o novo Secretário de Transporte, Trânsito, Estradas e Rodagens de Valença

O vereador José Batista Gama foi nomeado na última quinta-feira (03) o novo secretário de Transporte, Trânsito, Estradas e Rodagens de Valença, o Decreto, assinado pelo Prefeito Ramiro Queiroz vem preencher a lacuna deixada pelo então secretário Edvaldo Borges de Andrade (Bang) que foi nomeado secretário da Pesca.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Agricultores recebem equipamento para embalar produto e melhorar renda

A Prefeitura de Valença, através do Departamento de Agricultura Familiar entregou no último dia 31/10, à Associação de Agricultores da Três Jueranas, zona rural de Valença,  um kit contento um selador de embalagens, sacos para pesagem, avental e instrução de como embalar e comercializar, de forma direta, que possibilitará a venda de farinha de mandioca devidamente embalada direto para as prateleiras de alguns supermercados da cidade. Segundo o diretor Michel Meireles, o setor de Agricultura Familiar já manteve contato com os empresas supermercadistas que demonstraram interesse em expor os produtos oriundos da Agricultura Familiar. A farinha de mandioca que será o pontapé inicial, após embalada será identificada como produto "diferenciado", deverá ter um ganho real de aproximadamente 40%, margem essa que rotineiramente fica nas mãos dos atravessadores. Nossa intenção não é de eliminar os atravessadores e sim de abrir um novo campo comercial para esses pequenos agricultores. A farinha produzida por cerca de 80 pequenos agricultores, após embalada em pacotes de 1 e 2kg, é de ótima qualidade e chega aos supermercados como produto diferenciado. O presidente da Associação de Três Jueranas, João de Jesus Silva, comemora a conquista: “com essa ação da Prefeitura de Valença, a nossa farinha terá um ganho real de mais de 40%”. Com a iniciativa da Prefeitura, todo o processo de venda será feito diretamente entre agricultores e os supermercados, eliminando a figura do atravessador.

CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE PRIORIZA GARANTIA DE EDUCAÇÃO E TRABALHO

25 delegados de Valença participaram da Conferência

Aproximadamente dois mil jovens de todo o estado participaram da II Conferência Estadual de Juventude, realizada no fim de semana, na Escola Parque, em Salvador. Na resolução final com as prioridades da Bahia, que será encaminhada à Conferência Nacional, no mês de dezembro, em Brasília, eles destacam a importância do acesso ao ensino público superior e da qualificação profissional, além da garantia à educação para o jovem do campo e das comunidades indígenas. 
O município de Valença se fez representado por 25 delegados que saíram de Valença na madrugada do último dia 28/10 que contaram com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, representada pela secretária Municipal, Juliana Brito.

Um contratempo fez com que o ônibus que havia sido acertado pelo governo do estado para conduzir a delegação não chegasse no tempo ao local  previstos para a viagem. Nada, segundo a secretária municipal da Juventude, Juliana Brito, que viesse prejudicar o ânimo do grupo, nem a sua participação em tempo hábil  e integral na conferência.. Providências imediatas foram tomadas pela prefeitura e, com a ajuda da vereadora Maria Helena, presente no momento do embarque, um carro cedido pela Secretaria Municipal da Educação sanou o problema.
Durante três dias, os jovens discutiram as prioridades de políticas públicas de juventude e votaram as alterações do texto base da Bahia para a Conferência Nacional. Eles vieram em caravanas dos 26 Territórios de Identidade do estado e de quase todos os municípios baianos para participar de uma das maiores conferências de juventude já realizadas no Brasil.

Entre as prioridades apontadas está a necessidade de criação de Secretarias Municipais de Juventude que possam desempenhar, em nível local e em todas as cidades, o papel reservado à secretaria estadual. Além de ouvidorias para acatar demandas e escutas do público jovem. 

Durante a conferência, que foi aberta na sexta-feira (28), com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, foi discutida a implementação da política de juventude, por meio do plano estadual, em tramitação na Assembleia Legislativa, que depois de aprovado garantirá a melhoria de qualidade de vida dos jovens de todas as regiões, independente de cor, raça, classe social e econômica e orientação sexual. 

O plano trata da garantia do acesso à educação pública de qualidade, saúde, qualificação profissional, cultura, lazer, esporte, tecnologia de informação e tudo que está relacionado aos direitos juvenis. Os assuntos foram amplamente discutidos nas mais de 300 conferências municipais, territoriais e livres realizadas durante o ano, com a mobilização de mais 60 mil jovens. 

A conferência estadual elegeu 42 delegados para representar a Bahia no encontro nacional, em Brasília. Duas vagas ficaram com jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais.
Fonte: Ascom/Ba