segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Valença: Encenação do nascimento de Jesus Cristo é interpretada sob vários olhares


A Praça da República serviu de palco na noite desta sexta-feira  (23) para o fechamento com chave de ouro da programação natalina oficial da Prefeitura de Valença 2011. Formado por atores de Salvador e com participação de artista de Valença, o grupo teatral Távola Cultural encantou a todos que assistiram a encenação do nascimento de Jesus Cristo. O líder do grupo, que gosta de ser chamado de Duzinho, destacou a vocação artística do povo valenciano. “A população de Valença tem uma grande inclinação artística” disse o ator. Centenas de pessoas puderam assistir de graça a um dos mais belos espetáculos já apresentado em Valença.


A peça
 A tradição milenar de encenar o nascimento de Jesus Cristo foi realizada sob vários ângulos e interpretações diferentes. Ousada ou clássica, moderna ou tradicional, regionalista, crítica, catequizadora, conformista. Sob uma ótica nordestina, as cenas tinham como referência o recôncavo baiano. Anjos se misturavam ao folclore regional, com pernas-de-pau (três Reis Magos), bumba-meu-boi  e seus vaqueiros . Alheias às variações culturais, as crianças fixavam os olhos nos atores e suas belíssimas interpretações.

O Prefeito de Valença Prefeito Ramiro Queiroz assistiu a peça acompanhado da esposa, Sra. Solange Queiroz, da Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, Juliana Rodrigues (Juventude), Ana Paula (Meio Ambiente), Edna Xavier (Cultura) e Marildes Nascimento, coordenadora do Centro de Referência da Mulher. 
A Programação previa outra apresentação para este sábado, mas foi cancelada, devido às chuvas.
O evento teve apoio da Prefeitura de Valença, através das secretarias de Cultura, Promoção social, turismo e Juventude.

Grupo de Hip Hop vai se apresentar em Valença

O Grupo Tartaruga que Dança estará no próximo dia 27 em Valença, na Praça Admar Braga Guimarães, a partir das 20 horas. O Grupo vai apresentar Hip Hop, com movimentos de dança de rua integradas, aos movimentos de outras culturas regionais, nacionais e internacionais. Agregando ainda à apresentação, movimentos específicos de capoeira e acrobacia da arte circense.
O espetáculo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e conta com apoio da Prefeitura de Valença, através das Secretarias de Cultura, Promoção Social e Turismo. Segundo a secretária de Cultura de Valença, professora Edna Xavier Cerqueira, a sua pasta tem buscado parceria com a Secult visando trazer para Valença diversos projetos culturais.

Data: 27 de dezembro (terça-feira)
Horário: das 20 às 21 horas
Local: Praça Admar Braga Guimarães (Recretativa)

Valença é destaque na 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres



A mobilização do Baixo Sul em prol dos direitos das mulheres seguiu para a Capital do país e foi representada por 07 delegadas eleitas na 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que aconteceu no mês de outubro em Salvador.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres foi coordenada pela Secretaria de
Políticas para as Mulheres da Presidência da República e pelo Conselho Nacional dos
Direitos da Mulher. O evento aconteceu em Brasília de 12 a 15 de dezembro e reuniu mais de 3 mil mulheres de todas as regiões do país, entre delegadas e convidadas.
A delegação do Baixo Sul também é formada por representantes de Valença, entre elas: Maria Helena Queiroz Cabral (vereadora e representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Comdim), Marildes Neves Nascimento (delegada nata e representante do Estado da Bahia durante o evento), Maria Balbina dos Santos – Mãe Bárbara (delegada representante do eixo de religião de matriz africana), Maria Gonçala dos Santos (delegada representante do eixo de acessibilidade social), mulheres aportadas de mecanismos sociais de políticas para as mulheres - adotados desde etapas anteriores da Conferencia Nacional – estiveram com a presidenta Dilma Roussef , e com Ministras de Estado, o acontecido demonstra a garra e conquistas femininas refletindo a grandiosidade do movimento que envolve um coletivo.
Em Valença a ousadia e coragem de algumas mulheres transformaram a realidade local através de lutas isoladas, que hoje, felizmente assume uma ação concreta e verdadeira frente a igualdade e justiça na garantia do direito das mulheres valencianas.
O objetivo da 3ª CNPM foi discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.As principais reivindicações do território – Valença – foram aprovadas, inclusive a construção de creches para que as mulheres possam buscar a sua autonomia financeira, ocupando melhores espaços no mundo do trabalho.

“As conferências tem sido consideradas marco histórico da luta das mulheres, já que pela primeira vez no país as propostas também serão recebidas por uma mulher – a primeira presidenta da história do Brasil, como destacou a ministra das mulheres.
“Participar da Conferência fortaleceu a aliança entre diferentes segmentos de mulheres, donas de uma mesma causa”, comentou a vereadora Maria Helena, autora do projeto de criação do Conselho dos Direitos da Mulher.
“Foi gratificante a participação do CRM, nesta Conferência Nacional, que muito foi-nos impulsionada pelo apoio do prefeito Ramiro José Campelo de Queiroz, através da secretaria de Promoção Social.Participar dos eixos os quais tivemos oportunidade de partilhar na Conferência Municipal, Territorial e nos defrontarmos na Nacional nos gratifica e nos empondera a construirmos em conjunto através das formulações de políticas de enfrentamento a violência familiar.

Também aproveito para retratar nosso encontro com a Ministra Luiza Bairros, da
Igualdade Racial, que reconheceu a forte articulação da vereadora Maria Helena no fortalecimento de políticas públicas para as mulheres, solicitando também que estejamos sempre partilhando as ações do CRM com o seu Ministério. Sabemos, agora, mais do que nunca, que neste coletivo necessitamos de mulheres de verdade e profissionalizadas ocupando seu espaço na sociedade e mostrando seu perfil e o seu poder”, concretizou a coordenadora do CRM Marildes Neves Nascimento.

A secretária Jucélia Nascimento, da Promoção Social reafirma a forma e reconhecimento do papel que nos cabe para a transformação da sociedade, possibilitando um olhar especial para as chamadas desigualdades desestruturantes, e diz seguir com todo o trabalho desempenhado pelas mulheres que, no instante, representaram Valença de forma ímpar para o Brasil.

O evento faz parte de um processo de transformações que se acelerou no Brasil a partir de 2003, quando foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Desde então, aconteceram importantes conquistas, como o Plano Nacional de Políticas para as
Mulheres, a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional de Enfrentamento à
Violência contra as Mulheres.

Ponte do Jacaré tem etapa de colocação de trilhos finalizada


Responsável pela construção do equipamento disse que toda parte estrutural da ponte será finalizada na primeira quinzena de fevereiro de 2012

A Secretária de Promoção Social Jucélia Nascimento esteve nesta terça-feira (20), visitando a evolução das obras da Ponte do Jacaré. Acompanhada do Secretário de Indústria e Comércio, Wamilson Fahning, Jucélia disse ser esta uma das maiores obras sociais que o município de Valença conquistou nos últimos anos. “A Secretaria de Promoção Social está atenta às necessidades urgentes de nossa cidade; e esta obra é socialmente imprescindível. Estamos viabilizando que uma equipe do Cras venha a se integrar nas comunidades para que as pessoas possam contar com novos serviços e mais cidadania, para isso, recebemos total apoio do nosso Prefeito Ramiro Queiroz”, disse Jucélia.

Segundo Bruno Albérico, diretor da construtora responsável pela execução da obra, os serviços de colocação de trilhos com utilização de bate-estaca foi finalizado e a próxima etapa será a concretagem dos blocos. A previsão é que na primeira quinzena de fevereiro de 2012, toda a parte estrutural da ponte esteja finalizada.

A construção da onte do Jacaré, conhecida como Ponte Águas de Março, é uma parceria entre a Prefeitura de Valença e o Governo do Estado através da Conder. Vai beneficiar diretamente moradores dos bairros do Novo Horizonte, Águas de Março, Jacaré, Quilombo e adjacências.

Secretaria de Saúde de Valença faz triagem para cirurgias de catarata


A Secretaria de Saúde de Valença realizou nos dias 16 e 17/12 (sexta e sábado), no Posto de Saúde da Feira Livre, uma triagem em pessoas com mais de 60 anos para avaliação de possíveis pacientes com problemas de catarata. Segundo a oftalmologista, Dra. Mila, foi feita uma triagem em cerca de 200 pessoas, sendo boa parte delas diagnosticado sinais da doença. A ação serviu para dar agilidade ao processo de seleção visando cirurgias, que serão realizadas em Camamu dentro do Programa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Saúde em Movimento que pretende realizar 12.300 cirurgias entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.

O Posto da Feira Livre foi implantado em 2009 e se constitui em uma alternativa de qualidade para pacientes, em especial, da zona rural. O equipamento é mantido exclusivamente com recursos próprios e atende pacientes que necessitem de tratamento odontológico, clinica geral, genecologia, entre outros. “Estou aqui pela primeira vez e nem parece que é de graça. Fui muito bem atendida e estou satisfeita”, declarou Odete Maria, moradora do Gereba, que no momento da nossa reportagem estava sendo atendida pelo médico Mustafá Rosenberg.

Os municípios incluídos no programa Saúde em Movimento são os seguintes: Maracás, Uibaí, Euclides da Cunha, Cardeal da Silva, Camamu, Campo Formoso, Chorrochó e Maragogipe. Desde o seu início, em outubro de 2009, a estratégia Saúde em Movimento já realizou cerca trezentos mil atendimentos e mais de quarenta e cinco mil cirurgias de catarata. A última etapa foi realizada em municípios das regiões Oeste e Extemo-Sul do Estado.

Agricultores de Valença receberam mais de 500 mil alevinos em 2011



A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Bahia Pesca, entregou na última sexta-feira (16), cerca de 60 mil alevinos a agricultores que participam do Programa de repovoamento das represas e lagoas situadas na zona produtora do município. 30 associações formadas por comunidades residentes nas localidades do Gereba, Jequiriçá, Alto do Orobó, Tabuleiro do Orobó, Várzea, Colônia e outras, estão sendo beneficiadas pelo Programa.

Durante todo o ano de 2011, foram entregues mais de 500 mil alevinos. São tambaquis, tilápias e carpas que, segundo os agricultores, estão se adaptando bem as condições climáticas da região. “Já tivemos peixe na mesa na Semana Santa, no São João; e agora teremos no Natal”, comemora Florisvaldo Santos, que reside no Orobó. Para o Secretário de Agricultura de Valença, Agostinho Santana, o Projeto tem levado alimentação alternativa aos agricultores que têm agora, o peixe, um alimento comprovadamente saudável e de grande valor nutritivo. Além disso, alguns agricultores já começaram a comercializar o produto, complementando a renda familiar. Ele ressalta a dedicação e empenho do prefeito Ramiro Queiroz que tem dado total atenção aos produtores rurais de Valença.

Para 2012, A Secretaria de Agricultura pretende intensificar o projeto que tem o acompanhamento e orientação de técnicos para o controle das espécies, evitando possíveis problemas de superpovoamento das lagoas e represas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Autos de Natal leva famílias à Praça da República


Combinando a belíssima decoração natalina com apresentações culturais, a Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Promoção Social, está realizando na semana que antecede a maior festa cristã do planeta, uma programação voltada para as famílias, e porque não dizer, para toda a comunidade valenciana. O  Autos de Natal contou na sua abertura, neste sábado (17) com as apresentações da Filarmônica 24 de Outubro e o Coral da Pestalozzi. A secretaria de Promoção Social programou para acontecer entre os dias 17 e 22, várias apresentações na Praça da República, sempre a partir às 19h.
Nos dias 23 e 24, também a partir das 19h, uma programação especial, com encenação sobre o nascimento de Jesus Cristo será brindada aos que passarem pela praça.  

Para a Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, o evento tem por objetivo unir as famílias e mostrar que a Prefeitura está presente nos lares todos os dias do ano.
Com uma bela performance, a Filarmônica 24 de Outubro, que em 2012 completa 80 anos, arrancou aplausos do bom número de pessoas que, atentas, se deliciavam com a qualidade das canções. Ao lado do palco, uma exposição de fotos mostrava um pouco da trajetória da 24 de Outubro. CDs com belas canções da Filarmônica, também estavam à venda para os amantes das orquestras, ou para presentear um amigo. Depois, o grupo de pessoas portadoras de necessidades especiais, formado pelo Coral da Pestalozzi, se apresentou, demonstrando uma grande capacidade de superação.


CONVITE AUTOS DE NATAL

Feira do CEGER Realizada em Valença



A união entre as secretarias de Promoção Social, Saúde e Agricultura proporcionou no último dia 09/12 a realização da Feira do CEGER que aconteceu no último dia 09 na Praça da República em Valença. O evento trouxe para a praça, artesanatos, alimentos preparados com produtos da agricultura familiar, além de outros serviços oferecidos a quem visitou os stands.

A Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, destacou o apoio dado às secretarias pelo Prefeito Ramiro Queiroz, que não poupa esforços para que os eventos sejam realizados. Todas as semanas a Prefeitura de Valença, através de seus secretários, proporcionam vários eventos que tem contribuído para o bem-estar das comunidades, seja no centro da cidade, como nos bairros periféricos. Outro destaque da Feira, foi a brilhante apresentação do coral do CAPs, formado exclusivamente com pacientes que recebem tratamento e carinho dos profissionais de saúde de Valença.
Participara ainda, o Secretário de Saúde, José Alexandre Aquino, a Secretária de Juventude, Juliana Rodrigues, Diretores e colaboradores que contribuíram para o sucesso da feira.

Turismo de Valença presente no III Fórum Bahia Copa 2014



O diretor de turismo de Valença, José Quadros, participou no último dia 12/12, do III Fórum Bahia Copa 2014 realizado no Grand Hotel Stella Mares, na Capital do Estado.
Na oportunidade, foram discutidas as condições de acessibilidade nos jogos da copa para portadores de necessidades especiais em Salvador. A garantia foi dada pela organização do mundial durante o encontro.
O fórum reuniu palestrantes de outros países especializados na produção de mega eventos esportivos, como os jogos olímpicos. O objetivo do encontro é promover um intercâmbio com foco para a acessibilidade e inclusão dos portadores de necessidades especiais na Copa de 2014.
O ex-ministro do esporte do Reino Unido, Richard Carbon, esteve em Salvador e falou sobre a experiência dele no projeto das Olimpíadas de Londres em 2012. Ele comentou que as políticas de inclusão social de integração devem estar presentes nos eventos esportivos de repercussão mundial. Segundo Carbon, esse é um dos caminhos para o sucesso de qualquer competição de grande porte.
Para Mauricio Magalhães graduado em administração de empresas pela UFBA, a Copa é um grande evento com muitas oportunidades.
O evento ainda contou com a participação do Secretário da Copa Dr. Ney Campello e outras autoridades.

Reunião entre Prefeitura de Valença e agricultores para avaliação de programas e metas para 2012


Cerca de 70 agricultores participaram na última segunda-feira (12), no CEMEP – Igreja Matriz- , de uma reunião para avaliação dos programas da agricultura familiar no município de Valença em 2011, em especial, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que conta com especial atenção do governo do Prefeito Ramiro Queiroz, através do Departamento de Agricultura Familiar, setor vinculado à Secretaria de Agricultura de Valença. Atualmente são cerca de 140 agricultores que fazem parte do Programa, resultando na comercialização de 60 toneladas de alimentos com rendimento direto de cerca de R$ 400 mil durante o ano.
O Município de Valença é referência no Baixo Sul quando o assunto é agricultura Familiar. De acordo com a Lei 11.947, de 16/06/2009, o município tem investir 30% de recursos do orçamento do Programa, ou seja, compra direto de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico das comunidades. Em todo o país, O orçamento do programa para 2011 foi de R$ 3,1 bilhões, beneficiando 45,6 milhões de estudantes da educação básica e de jovens e adultos.

Cursos de capacitação foram feitos.
Para o próximo ano, estamos prospectando um valor ainda maior de compra,  com um nível de profissionalismo mais desenvolvido. Cozinhas semi-industriais estão sendo planejadas,  grupos informais para manipulação de produtos estão se formando, parcerias com Secretaria de Promoção Social e SENAR para capacitação destes agricultores já estão firmados.. Esse era um sonho,  agora, uma realidade, afirmou Michel Meireles, Diretor do Departamento de Agricultura Familiar..

Durante o ano de 2011, vários foram os pontos positivos gerados aos agricultores, como mini-industrias de doces, beijus, bolos, sorvetes, geleias, que além de terem sidos adquiridos pelos programas, tem aceitação no mercado local..

A zona rural de Valença, aprova e agradece, por unanimidade, a iniciativa do Prefeito Tio Ramiro e elege o trabalho desenvolvido por Michel Meireles como indispensável.

O Conselho de Alimentação Escolar, presidido por Maria de Lourdes (Lourdinha), e demais membros, que de forma responsável estiveram, a todo o tempo, fiscalizando a qualidade dos produtos adquiridos.

“A cada ano estamos melhorando e aperfeiçoando a qualidade dos produtos serviços.. A realidade em nossa "Zona Produtora" agora é outra. Há algum tempo, os programas não alcançavam seus objetivos e provocava desestímulo nos agricultores, hoje o trabalho sério da Prefeitura de Valença, readquiriu essa credibilidade e sem dúvida alguma, estabelecemos um divisor de águas. estamos mudando a realidade no nossa agricultura, com ações sérias, responsáveis e planejadas.

Com o apoio incondicional da Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, visionária, já se mostrou solidária, para que já no início de 2012, façamos cursos de capacitação e profissionalização voltados a fim de melhorar ainda mais os produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Estiveram presentes, os Secretários Agostinho Jr, da Agricultura e Wamilson Palma, da Indústria e Comércio, além do presidente da ACECAF e AACAF, Sr. Edvaldo Farias e Manoel Sales, respectivamente, estes representantes das Entidades Executoras que representam os agricultores junto s Prefeitura de Valença.

Novas perspectivas
Para 2012, a Prefeitura de Valença, o polo produtor de Cana-de-açúcar, com objetivo principal de desenvolvimento de mais uma alternativa econômica de produção em nossa zona produtora e para comercialização direta com a merenda escolar, produzindo o açucar mascavo, melaço de cana, rapadura (sabores) e o xarope (caldo de cana).

Segundo Agricultores, como Eduardo Damascena (Cascalheira do Jiquiriçá), Florisvaldo Trindade (Antônio Mestre), Zé do Leite (APEAG) e Elza dos Santos (APRUMO), o PNAE mudou a realidade de nossas vidas... Nossos produtos tem agregado valor, permitindo a continuidade da produção, melhorando a vida do agricultor ainda mais.

Boa Noite Rio Una traz músicas instrumentais para a Orla de Valença


Os finais das tardes de sextas e sábados em Valença estão com um novo e agradável ingrediente. O Projeto Boa Noite Rio Una, de iniciativa da Prefeitura local, através das Secretarias de Cultura e Promoção Social, em parceria com a Filarmônica 24 de Outubro e AABB, apresenta um barquinho, que circula entre as pontes Inocêncio Galvão e Luiz Eduardo Magalhães, levando dois músicos da Filarmônica que com seus saxofones interpretam belas canções que marcaram época fazendo a alegria dos amantes da música instrumental. “Passo todos os dias por aqui e nunca havia comtemplado minha cidade diante da beleza que é o rio Una”, disse Ângela Figueiredo Amparo, que mora no bairro da Vila Operária..

 O projeto teve início na última sexta-feira (09), abrindo com a música Ave Maria, interpretada pelos músicos, Cristiano Campos e Jeferson Santos, prosseguindo no sábado, sempre às 17h30min, indo até às 19h. Estão previstas ainda mais apresentações nos dias 16 e 17; e 23 e 24 deste mês. Segundo a Diretora de Cultura, Edna Cerqueira, o Projeto é experimental, visa valorizar os nossos músicos e pretende chamar a atenção de quem passa pela orla para apreciar uma boa música. A Vereadora Maria Helena ressaltou a positividade da ação do município. Para ela, toda iniciativa que torne o município mais agradável, conta com apoio do Legislativo. Envolvido diretamente, o Diretor do Departamento de Infraestrutura Roberto Queiroz Guimarães, fala com entusiasmo do projeto, que teve como criação e adaptação, Arissone Maranhão. Também, Janete Volmeri, que coordena o Memorial da Câmara de Vereadores, colabora para o sucesso do Boa Noite Rio Una.
A Prefeitura convida você e sua família para uma agradável tarde. Venha e participe.

Prefeitura de Valença estabelece parceria com condutores turísticos



A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Turismo, entregou aos condutores turísticos do município na última quarta-feira (07), três toldos, três banners e 40 camisas. A iniciativa faz parte de ações da Secretaria em estabelecer parceria com setores do trade turístico para oferecer conforto aos condutores e opções de pontos de informações aos visitantes do nosso município.
Para o Diretor de Turismo José Quadros, a Prefeitura de Valença vem desenvolvendo ações visando divulgar, principalmente a praia de Guaibim. Como exemplo, ele citou a realização da II Expo Agro-Florestal, que movimentou o distrito com grandes shows, seminários e exposição de plantas e animais, atraindo cerca de 20 mil pessoas para o local.

Prefeito Ramiro visita stands de agricultores de Valença e é recebido pelo Secretário de Agricultura do Estado durante a Fenagro em Salvador



O Prefeito de Valença, Ramiro Queiroz, visitou nesta quinta-feira (01), stands da Associação de Pequenos Agricultores Rurais do Baixão, Tremendal e Cariri (Aprobatec) e Associação dos Produtores rurais de Três Jueranas que estão participando da 24ª Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro 2011). Durante a visita, o prefeito, que estava acompanhado do Secretário de Planejamento de Valença, Washington Luiz, foi recebido pelo Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles.
Desde a abertura do evento, no último domingo, a Fenagro tem atraído um grande público diversificado que inclui empresários, agricultores, produtores rurais, pecuaristas, famílias, jovens e estudantes interessados em informações sobre o dia a dia no campo. Na feira também estão representadas 27 cadeias produtivas da agricultura familiar.
Para os empresários, as oportunidades oferecidas são diversos negócios no setor agropecuário, por meio de leilões de animais, compra de tratores, ferramentas e outros equipamentos rurais. Foram programados 24 leilões e a participação de 800 expositores com seis mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos.

Segundo o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, a expectativa é que este ano haja um crescimento de 30% em relação ao evento do ano passado e que a feira alcance R$ 100 milhões em negócios, com a venda direta e indireta de animais, maquinários, implementos e financiamentos agrícolas.

Parceria viabiliza cursos para merendeiras em Valença



Juntar o prazer em saborear a merenda escolar e ao mesmo tempo, ingerir alimentos ricos em proteínas e vitaminas, utilizando produtos da agricultura familiar, é uma das alternativas que as Secretarias de Agricultura junto com o Departamento de Agricultura Familiar; da Secretaria de Promoção Social; da Secretaria de Indústria e Comércio e da Secretaria de Educação de Valença tem levado para alunos das escolas municipais. O trabalho iniciado em 2010, tem se intensificado em 2011 e a Prefeitura tem buscado qualificar as merendeiras dando suporte técnico, através de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR que tem enviado à Valença técnicos para ministrar cursos de culinária. Na última quarta-feira (30), 15 merendeiras do subsistema da Derradeira, zona rural de Valença, tiveram concluído mais um curso de utilização do aipim e mandioca, no preparo de bolos, bolinho de estudante, escondidinho e até sorvete. Para Nilza Conceição, diretora do Subsistema, a iniciativa da Prefeitura de Valença, vem enriquecer o cardápio dos cerca de 680 alunos, distribuídos em 13 escolas na Derradeira e localidades próximas. Para Wamilson Fahning, Secretário de Indústria e Comércio e Presidente do Sindicato Rural de Cairu, a vinda do SENAR tem produzido sensível melhora no preparo da merenda de creches e escolas do município. Agostinho Santana, Secretário de Agricultura, destacou a iniciativa de sua secretaria, como sendo uma forma de enriquecimento da merenda escolar. A Prefeitura, através da Sec. de Agricultura, já incluiu em 2010 produtos da agricultura familiar na merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; e em 2012, essas ações serão intensificadas. A instrutora do SENAR, Joana Mamede, disse estar satisfeita, para ela, a turma de merendeira da Derradeira se portou muito bem e o curso teve um final coroado de êxito.
Para Maria do Amparo, coordenadora da Escola Ativa, Educação no Campo, o interesse em aprender algo diferente vai servir de estímulo, inclusive para o preparo de alimentos do dia-a-dia da família.
A finalização do curso contou ainda com as presenças da equipe da Secretaria de Educação de Valença com Marineide Souza (Diretora Pedagógica), Letícia Porto (Coordenadora da Escola Ativa Educação no Campo).

SERRA GRANDE RECEBE CURSOS DE CULINÁRIA, HORTICULTURA E ARTESANATO

Também no último dia 30, Agostinho Santana e Wamilson Fahning, acompanhados do vereador Lelo, estiveram no distrito de Serra Grande para participar da finalização de três cursos. A FAEB, através do SENAR, tendo a instrutora Cris Santos, realizou o curso de artesanato feito a partir da piaçava. Também, a Prefeitura de Valença, em parceria com o Sindicato Rural de Cairu, viabilizou cursos de horticultura, e Cultivo da Mandioca.  
O professor Clério Silva, veio de Cruz das Almas para ensinar o correto plantio e cultivo da mandioca. Ações simples, já fizeram a diferença. Por exemplo, a maneira de retornar com os pés ou as mãos, terra ao buraco após plantar a mandioca, isso era feita de forma arriscada pelos agricultores, pois poderia haver artefatos cortantes misturados a terra. Todas as técnicas foram ensinadas sem uso de agrotóxicos. Para Antônio Rocha, que ministrou o curso de horticultura, Valença está à frente de outros municípios por ter uma Prefeitura atuante e atenta à questão do campo. Com os cursos, o produtor rural aprendeu também a calcular amostras do solo, adubação e adquiriu mais consciência para a preservação ambiental. Para Iara Santos, diretora do subsistema de Serra Grande, a ação do município possui efeito multiplicador, pois quem aprendeu, passa naturalmente os conhecimentos para um familiar ou vizinho.
Participaram do encerramento do curso, o Secretário de Agricultura de Valença, Agostinho Santana, o Secretário de Indústria e Comércio, Wamilson Fahning, o vereador Lelo, José de Américo, O vereador jovem, Heráclicto e Lau, filho do vereador Lelo. 

Instalação de aparelho vai permitir controle de ruídos em carros de som em Valença



A empresa Telegel Telecomunicações esteve representada por seu diretor, Geovaldo Miranda, na manhã desta sexta-feira (02) na Secretaria de Meio Ambiente de Valença para instalar o equipamento “somblok” em veículos que utilizam aparelhos sonoros de uso comercial. As instalações dos aparelhos vai permitir o controle dos decibéis nesses veículos, contribuindo para a diminuição da poluição sonora. O somblok é uma exigência do Decreto Municipal 482/2010, que regulamenta o controle em carros de som em todo município. Segundo o presidente da Associação de Proprietários de Carros de Som e Similares de Valença, Renato Sena (Renato Baratão), estão sendo instalados inicialmente 15 aparelhos que vão permitir aos proprietários desses veículos, voltar a trabalhar, haja vista que foi editada uma liminar pela justiça local, proibindo utilização de sons sem o devido controle nos veículos de propaganda, exigindo o cumprimento da Lei Municipal. A Prefeitura de Valença, através da Secretária de Meio Ambiente, Ana Paula Pereira, viabilizou a negociação dos aparelhos que foram adquiridos pelos proprietários de carros de som. A Secretária ressaltou a importante participação do Ministério Público, do CODEMA, das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal no processo que vai permitir disciplinas os carros de som de uso profissional. Para Baratão, o prefeito Ramiro Queiroz demonstrou sensibilidade em buscar solucionar o problema e ao mesmo tempo, ressaltou os benefícios para a comunidade. “Com esses aparelhos, nós vamos trabalhar e ao mesmo tempo estamos contribuindo e respeitando as pessoas. Ganha o empresário que contrata nossos serviços e a comunidade fica satisfeita em ser respeitada”, disse. A fiscalização dos ruídos ficará por conta da Secretaria de Meio Ambiente de Valença, com apoio do MP e das polícias Civil e Militar. A Secretária Ana Paula, lembra que os possíveis abusos com poluição sonora provocada por veículos particulares, casas noturnas, bares e residências, serão punidos pelos órgãos competentes de acordo com a legislação existente em todo o país.

Promoção Social realiza Ciclo de Palestras Jovens de Valença e Debates Femininos




Dois importantes temas, de iniciativa da Prefeitura de Valença, através das Secretarias de Promoção Social, Educação e Juventude, foram apresentados e discutidos na última quarta-feira (07) no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA -, em Valença. “Juventude e Pós Modernidade” foi o tema do “Ciclo de Jovens de Valença, Protagonismo e Transformação”, tendo como palestrante Antonio Mateus Soares, Doutor em Sociologia (UFBA), Mestre pela USP, especialista em Gestão Pública; em seguida, a Jornalista Aline Castelo Branco, apresentadora de Televisão, repórter, com passagens pela TV RECORD, TV Aratu, TV Atalaia e atualmente apresenta o Programa Confessionário, na Rádio Metrópole, apresentou palestras voltadas para a juventude e mulheres.

A abertura do evento contou com as participações da Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, da Secretária de Juventude, Juliana Rodrigues, da Secretária de Educação Adriana Sousa, dos vereadores Reginaldo Araújo e Maria Helena, do Diretor de Turismo, José Quadros, da Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Marildes Nascimento, além de diretores e colaboradores da Prefeitura de Valença.

Diante de uma plateia formada por jovens, com destaque para alunos do ProJovem, Antonio Mateus colocou temas desafiadores, e ao mesmo tempo instigantes. Usando como pano de fundo o filme Matrix, ponto de partida para o mundo “Pós-Matrix”, e a partir dai, o início de um mundo virtual, com o surgimento de aparelhos celulares, o aperfeiçoamento de novas tecnologias em velocidade impressionante, refletindo nas condições humanas, com interferência direta no jovem pós-moderno, causando profundas alterações sociais.
Mateus fez uma importante reflexão nos benefícios e males que essas descobertas têm proporcionado aos jovens. A comunicação passa a ser instantânea, mas ao mesmo tempo, as relações familiares se distanciam, principalmente entre pais e filhos.

Antônio Mateus tem dois livros publicados, já prestou consultoria na UNESCO, IAT-SEC/ Ba, Petrobras, UPB, atualmente é pesquisador da FAPESB, CRH/UFBA, e da UNIFACS. Professor da UFBA, FSB, FAMEC, nos cursos de Serviço Social, Psicologia e Direito e já prestou consultoria em mais de 100 municípios baianos.

A Jornalista Aline Castelo Branco desfilou por dois temas. O primeiro tratou também dos conflitos da juventude, onde a Jornalista reprisou em um vídeo, algumas de suas principais reportagens, focando, principalmente na problemática da prostituição, suas consequências, preconceitos e violências sofridas pelas mulheres, jovens e até crianças. Em uma de suas reportagens, a jornalista abordou o assédio sofrido pelas prostitutas e, até ela própria, foi assediada por um suposto cliente. Naturalmente, a repórter se identificou e a proposta foi retirada. Amor, paixão, o beijo, atração, virgindade e uso de preservativo, completaram a interessante palestra com participação e muita espontaneidade dos jovens, que buscaram respostas, mas contribuíram com surpreendentes depoimentos e opiniões.
Em um segundo momento, aconteceu o “Debates Femininos”, sendo palestrante, também a jornalista Aline Castelo Branco, com temas exclusivos para mulheres. Casamento e sexualidade, mulher e emancipação, poder feminino, autoestima e valorização, gênero e fé e garantias de direitos, fizeram parte das discussões.

A Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento ressaltou o interesse dos jovens pela palestra, destacando que a cidade que querermos está nas mãos da juventude. Jucélia propôs uma reflexão sobre o que temos e o que queremos. Já o Vereador Reginaldo Araújo, que também é pedagogo, disse serem os temas discutidos de muita importância e parabenizou a Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento em brindar a todos com a riqueza das propostas apresentadas. Em uma de suas colocações, o Vereador citou como forma de “exposição exagerada da erotização”, feita através da mídia com músicas que sugerem malícia e vulgaridade.

Para a Vereadora Maria Helena, o trabalho desenvolvido pela Promoção Social em Valença tem dado resultados. Ela também tem participado de todos os debates envolvendo pessoas em situação de risco, sejam relacionados à gravidez na adolescência, seja em defesa dos direitos das mulheres ou na busca por políticas afirmativas em prol de uma sociedade mais justa. 

sábado, 10 de dezembro de 2011

Caminhada marca o Dia Mundial de Luta Contra Aids em Valença



A Secretaria de Saúde do Município de Valença realizou nesta quinta-feira (01), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma caminhada pelo centro da cidade para chamar a atenção para o combate ao vírus HIV. Segundo José Alexandre, secretário de Saúde do município, 47 pessoas residentes no município que manifestaram a doença, estão inseridas nos programas do governo federal para receber o coquetel e a cesta básica. O secretário acredita que, assim como quase a totalidade dos municípios brasileiros, esse número é bem maior, haja vista que muitos procuram atendimento em outros municípios, temendo ser identificados. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), somente em 2011, 1.108 adultos e 26 crianças tiveram seus testes de HIV considerados positivos no estado. Em Valença, sete novos casos foram notificados pela Sesab em 2011.

O dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

Valença realizou sua 4ª Conferência do CMDCA


A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, realizou no último dia 28 de novembro no CEMEP/Igreja Matriz a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para a Secretária de Promoção Social de Valença, Jucélia Nascimento, nos últimos três anos, o município conseguiu avanços significativos na busca por melhores condições para o desenvolvimento da criança e do adolescente, como exemplo, a secretária citou o trabalho que vem sendo realizado pelo PETI, sendo reconhecido pelo governo do estado como um dos melhores da Bahia. Também em Valença, o CRAS, Pró-Jovem, Centro de Referência da Mulher, são exemplos de projetos bem-sucedidos.

PRINCIPAIS PROPOSTAS ELENCADAS PELA PLENÁRIA GERAL
A plenária propôs cinco eixos com propostas que serão apresentadas na Conferência Territorial. Entre elas, destacam-se: Desenvolver nos espaços educativos, um tratamento diferenciado para os sujeitos vítimas das desigualdades sociais; Ampliação de atividades lúdicas nos espaços educativos resgatando valores éticos e morais; Criação de programa de educação intra-familiar, educando os pais e posteriormente os filhos voltados para o enfrentamento a todo tipo de violência contra crianças e adolescentes com prioridade aos com necessidades especiais; - Implantar nos bairros, núcleos de crianças e adolescentes onde esses possam ser orientados para o desenvolvimento de competências e habilidades como forma de construção da cidadania; Fomentar uma pesquisa sobre a situação socioeconômica dos adolescentes que participem dos programas sociais, dando-lhes preferência para o mercado de trabalho.

Para a vereadora Maria Helena, a Conferência trouxe temas significativos, proporcionando diálogos com as comunidades. A vereadora citou a luta que a Câmara de Vereadores travou pela criação e organização dos conselhos em Valença, sendo a vereadora, peça fundamental nesse processo. Maria Helena sugeriu a criação de projetos para a redução de danos, com agentes atuando nas comunidades.

O Vereador Reginaldo Araújo, elogiou a iniciativa da Secretaria de Promoção Social em realizar a Conferência. Reginaldo sugeriu uma reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que segundo ele, não vem atendendo as demandas da sociedade. Reginaldo reivindicou urgentes mudanças no ECA, entre elas, que se permita que adolescentes participem de cursos profissionalizantes.

O CMDCA, que tem como presidente, Jorge Araújo, vem atuando com muita eficiência, buscando o diálogo, principalmente com as famílias. O CMDCA é um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente, criada pela Lei nº 4.231 de 29/11 de 1990. Além de formulador das Políticas Públicas, é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A abertura da Conferência contou com a apresentação cultural do Projeto Mutá, onde as crianças pertencentes a este Projeto realizaram uma sucinta apresentação teatral sobre como anda a saúde pública no nosso País, enfatizando os descasos sofridos pela população mais carente.

 Logo após a formação da mesa e ao pronunciamento das autoridades presentes e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi feita a leitura do Regimento Interno que após os apontamentos e correções necessárias foi aprovado por unanimidade pela plenária.
Em seguida foi realizada a Palestra Magna com o Tema: “Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. O palestrante foi o Professor Reginaldo Araújo. O mesmo abordou em linhas gerais sobre a Política de DH para Jovens e Adolescentes com o compromisso em criar-se um mundo construído com base nos princípios da democracia, da igualdade, da não discriminação, da paz e da justiça social.

Em seguida foi realizada uma breve apresentação com a Palestrante Sra. Profª. Maria Helena Queiroz, sobre as violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, onde a mesma explanou sobre as várias faces da violência, descrevendo que cada criança e adolescente deve ser vista e reconhecida pelas suas especificidades e não como um modelo padrão e igualitário para todos.


COMISSÃO ORGANIZADORA

Representantes Governamentais:

Núbia Porto de Sousa, Rosali Dias Ferreira, Solange Maria Rosas Teixeira, Rosimary Barreto dos Santos, e Maria Helena Queiroz Cabral.

Representantes da Sociedade Civil:

Jorge Araújo Sousa, Jaime Tadeu Lessa e Jandira Menezes Pereira

Representantes de Crianças e Adolescentes:

Adolescente do Projeto Mutá

Representantes da Sociedade Civil:

Jorge Araújo Sousa, Jaime Tadeu Lessa e Jandira Menezes Pereira