Prefeitura de Valença, através das Secretarias de Promoção Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), realizou nesta quinta-feira (22) no auditório do CEMEP, a I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.
O evento trouxe para Valença a Dra. Ivete Sacramento, superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Dra. Narrúbia Oliveira, coordenadora de Políticas de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
Entre os temas abordados, destacaram-se naturalmente o enfrentamento a violência contra a mulher, que se aprimorou a partir de 2006, após a criação da Lei Maria da Penha e a elaboração de um documento para ser apresentado nas conferências Territorial e Estadual. O documento enfatiza a busca pela implantação da Delegacia da Mulher em Valença.
Foi também criado um espaço democrático com diálogos de políticas públicas, não somente relacionadas ao enfrentamento da violência, mas a buscas de políticas positivas como a valorização da raça, empregabilidade, saúde e novas conquistas.
Para a vereadora Maria Helena, autora da Lei 1.985/2002, que criou o Conselho dos Direitos das Mulheres, a Conferência demonstra o envolvimento do poder público com as políticas de valorização das mulheres que aflora em Valença com o comprometimento do prefeito Ramiro Queiroz em apoiar às mulheres. O município já possui um Centro de Referência da Mulher, espaço ligado à Secretaria de Promoção Social, que conta com total apoio da Prefeitura de Valença.
Entre as autoridades presentes, participaram a Dra Alzeni Barreto, juíza de Direito de Valença; as vereadoras Maria Helena e Diana Farias, a secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, da secretária de Cultura, Edna Xavier, da diretora do Centro de Referência da Mulher, Marildes Nascimento, representantes do IF BAIANO e IF BAHIA, entre outros.