Uma bela mistura cultural e a harmonia de crenças diversas só vistas no nosso sincretismo religioso: Assim foi a festa feita à Iemanjá, na praia de Guaibim, promovida pela secretaria municipal da Cultura com todo apoio das demais secretarias, a exemplo da Promoção Social, Saúde, Educação, e dos Transportes.
Neste ano a prefeitura de Valença inovou e as homenagens começaram já na terça-feira, à noite, véspera do dia oficial dos festejos. Presente o prefeito Ramiro Campelo, a programação começou com apresentações de samba de roda, capoeira, makulelê, zambiapunga, marujada e danças afros, além de algumas atrações musicais.
Quarta-feira, 02 de fevereiro e o dia da festa, pela manhã um cortejo reunindo milhares de pessoas, entre turistas e nativos, secretários e diretores da administração municipal, Baianas com suas vestes brancas, seus perfumes, potes e jarros de flores, e ainda outros grupos representativos do folclore e da cultura regional, percorreu algumas ruas do distrito.
Ao som dos cânticos e toques de tambores característicos e em meio a banhos de cheiro como de alfazema chegou à praia, onde as oferendas para a Rainha das Águas foram lançadas ao mar. Um trio elétrico também animou a festa nos dois dias.
A Festa de Iemanjá, manifestação do sincretismo religioso contido na cultura afrobrasileira, já faz parte do calendário de eventos turísticos de Valença, e vem se consolidando como mais uma festa popular na cidade.