O prefeito Ramiro Queiroz reuniu em seu gabinete nesta segunda-feira (29) todo seu secretariado para implementar diretrizes visando s realização da II Expo Agro-Florestal de Valença que acontece nos dias 1 e 2 de outubro próximo, na Praia do Guaibim. Na oportunidade o prefeito apresentou o mais novo componente da sua equipe de governo. O jovem advogado José Gomes Quadros Filho será responsável pelo Departamento de Turismo, sendo nomeado diretor de Turismo do município. Quadros agradeceu a confiança do prefeito e disse que pretende trabalhar em equipe visando o desenvolvimento de Valença. O prefeito Ramiro Queiroz se mostrou otimista e declarou que tem plena confiança na sua equipe. “Estou vendo muitos jovens que tem feito um ótimo trabalho. A Prefeitura de Valença está redonda. Não devemos nada a ninguém; todos os nossos compromissos com fornecedores e outros estão em dia”, disse. Mais adiante o prefeito destacou o empenho em oferecer o melhor para o município. “Estamos finalizando o ano de 2011 com resultados positivos e 2012 será um ano de muitas realizações”, finalizou.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis vem a Valença para troca de experiências
Catadores de materiais recicláveis do lixão do Orobó em Valença receberam nesta quinta-feira (25), lideres do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Brasil. Visando integrar a provocar troca de experiências. A Secretaria de Meio Ambiente de Valença convidou Ubiratan Santabarbara e João Paulo para vir conhecer a realidade dos catadores de Valença.
Ubiratan Santabarbara relatou as experiências bem-sucedidas que a categoria vem conseguindo em todo Brasil. Ele destacou que a principal ferramenta para alcançar os objetivos e captar projeto para os catadores, passa pela organização da classe. Santabarbara se disse surpreso com a participação da Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Meio Ambiente em estar planejando e efetivamente colocando em prática ações visando organizar os catadores do município. “A gente sempre tem brigado com prefeitos para buscar essa organização, mas aqui em Valença, vocês (da Prefeitura) já estão bem na frente, colaborando para a efetivação de uma Associação”, destacou. João Paulo ressaltou que o movimento não possui vínculo com prefeituras. “o nosso foco são os catadores, as prefeituras podem estabelecer parcerias, mas a gente defende a classe”, disse. Para a secretária do Meio Ambiente de Valença, Ana Paula Sousa Pereira, a gestão do prefeito Ramiro Queiroz tem dado condições para a construção de um projeto que atenda as reivindicações dos catadores. Entre as ações, a Secretaria de Promoção Social já disponibilizou transporte para que alguns catadores que não possuíam documento de identidade fossem a Santo Antônio de Jesus providenciar o documento; também, através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura disponibiliza médicos previamente agendados no Posto de Saúde da Feira Livre para consultas e realização de exames, além de distribuição de medicamentos, visando oferecer condições de saúde aos catadores. Já o secretário de Planejamento, Washington Luiz, lembrou que o Município, possui um cadastro, que vai permitir acompanhar e organizar quem vive de catar material reciclável.
MUDANÇA
Paradoxalmente, as condições de extrema exposição à doenças, convivendo com urubus e outras ameaças, os catadores de materiais recicláveis de Valença ainda vêm com desconfiança a saída do lixão. Mas como determinado na Lei n°12.305/10 o prazo máximo para a extinção dos lixões é até 2014. Eles resistem em sair do atual lixão, temendo perder o pouco que ainda conseguem receber através do trabalho de catação. Mas o trabalho que vem sendo realizado com os catadores inicialmente tem sido na busca da organização do grupo de catadores de matérias recicláveis em uma cooperativa e consequentemente a retirada dos mesmos do lixão para um Galpão de Triagem, com o apoio do Programa de Coleta Seletiva no Município, oferecendo qualidade digna de trabalho a essas pessoas. Para Daiane Santos, catadora de matérias recicláveis, a Prefeitura de Valença tem feito a sua parte. “Muitos já estiveram aqui, com promessas; outros diziam que iam fazer, mas nunca fez nada, mas só agora a gente tem visto algo que venha a melhorar. Hoje estamos aprendendo, principalmente com a vinda deles (representantes do Movimento). A Prefeitura está fazendo a parte dela, como é direito dela. Vejo que as pessoas que estão vindo aqui, como Ana Paula (secretária de Meio Ambiente) Tarcísio Botelho e Mônica Pereira, além de Daiane dos Santos, essas pessoas tem demonstrado preocupação com a gente e estão mostrando como se faz para que nossos filhos tenham dias melhores. Mas precisamos de mais união, sem união não vamos conseguir nada”, disse.
sábado, 27 de agosto de 2011
Alunos do PETI apresentam resultados de aprendizagem sobre Educação Alimentar
A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Promoção Social e o Peti, realizaram no IFBA um belo evento sobre Educação Nutricional. A Nutricionista Jeniffer Prates Fonseca foi a organizadora das atividades.
Os alunos apresentaram trabalho utilizando a Pirâmide Alimentar no qual são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis. Então eles confeccionaram e apresentaram e eu confesso que fiquei surpresa com a o potencial dessas crianças, foram ótimas apresentações.
Alunos de todos os núcleos participaram das atividades que contou com monitores e a presença da secretária de Promoção Social do Município, Jucélia Nascimento.
O objetivo do evento foi buscar sensibilizar os alunos, através de metodologias dinâmicas sobre a importância de uma alimentação adequada em qualidade e quantidade para uma boa saúde e uma qualidade de vida melhor.
Esse projeto vem acontecendo desde março de 2011, o primeiro passo foi capacitar todos os professores do PETI, explicando passo a passo sobre Alimentação Saudável. Depois disso as professoras implantaram todos os instrumentos básicos para ensinar aos alunos a importância de conhecer os alimentos e principalmente de refletirem que não basta nos alimentarmos e sim nutrirmos. Eles aprenderam passo a passo sobre todos os alimentos, a função de cada um, quantidade de vitaminas e minerais, o que são carboidratos, proteinas, lipidios.
Centro de Referência da Mulher: Mobilização no território.
A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Promoção Social com o apoio da Prefeitura de Cairu realizou através do Centro de Referência da Mulher o Seminário de Mobilização no Território de Identidade Baixo Sul o "PROJETO ENCRUZILHADA DE DIREITOS RAÇA, GÊNERO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NEGRAS NA BAHIA" nos dias 22 e 23 de agosto de 2011, em Valença - Bahia .
O Projeto Encruzilhada de Direitos, pretende, num período de 18 meses, estar perto dos organismos de politicas, dos movimentos de mulheres e de mulheres negras, promovendo formação, para fortalecer o diálogo entre os poderes públicos e as organizações das mulheres, para que através da mobilização, mapeamento e proposição de politicas, possa fazer valer os planos de politicas para as mulheres , elaborados com ampla participação das mulheres brasileiras, destacando e eixo 09, que trata do enfrentamento ao racismo, sexismo e tesbofobia. Reelaborado em2010, pala SPM/PR, em Brasília, contando com a contribuição de importantes Organizações de Mulheres Negras, como GELEDÉS-SP e CRIOLA-RJ e, programas atuantes nas universidades, como o CEAFRO na Bahia.
O objetivo do Seminário foi ouvir as mulheres, que estão nos diversos movimentos dentro do território, (dia 22/08); e em seguida ouvir as mulheres gestoras, mulheres atuantes nos poderes de justiça, na segurança pública, nos conselhos de direitos das mulheres e em outras esferas (dia 23/08 das 08:00 às 14:00 horas).
Informações e fotos do Centro de Referência da Mulher em Valença
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Pacto Pela Educação é lançado em Valença
O município de Valença, no baixo sul do estado, através da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (17) no Hotel Portal Rio Una encontro de docentes para o lançamento e implantação do Pacto Pela Educação - Todos Pela Escola. O município é um dos 214 no estado que aderiu ao programa, idealizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Educação.
O principal objetivo do projeto é alfabetizar todas as crianças de seis a oito anos de idade, através de parceria com os municípios baianos. A intenção é garantir aos estudantes o direito de aprender com um ensino de qualidade.
Em Valença são cerca de 120 professores envolvidos no Programa, que terá início em setembro. Em um primeiro momento, apenas alunos do primeiro ano serão contemplados a partir do ano que vem, estudantes do segundo ano serão inseridos.
A coordenadora do Programa, Patrícia dos Santos, apresentou o material didático que será utilizado no programa. O prefeito Ramiro Queiroz se comprometeu em ofertar o fardamento aos alunos e professores.
Entre as responsabilidades do Estado estão promover atividades coletivas regionais de orientação, acompanhamento e avaliação, além de produzir e distribuir materiais pedagógicos para as escolas.
Os municípios irão acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental, identificando, desde o início do ano letivo, aqueles que apresentam dificuldades, bem como instalar salas de leitura e oferecer reforço escolar, em outro turno, para os estudantes com dificuldades na aprendizagem.
Em Valença, o prefeito Ramiro Queiroz tem garantido toda estrutura para oferta de uma boa educação. A secretária de Educação do município, professora Adriana Souza da Silva disse que “hoje é um dia muito importante para Valença. O prefeito não mediu esforços para que o município aderisse o Pacto”. Mais adiante Adriana comemorou: “O Pacto vai proporcionar um salto de qualidade na educação de Valença”.
Representando o governo do Estado, a diretora da DIREC V, Flordolina Angélica, destacou a parceria do estado com o município. “Agora, a responsabilidade é dos professores para mudar essa realidade”, completou.
Representando o prefeito Ramiro Queiroz e a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, a vereadora Maria Helena Cabral destacou o “comprometimento do prefeito Ramiro Queiroz tem tido com a educação, principalmente se tratando da valorização do processo democrática, na formação de uma equipe competente; e o município sai na frente com a assinatura do Pacto”.
Os investimentos da Prefeitura de Valença são sinalizações de valorização da Educação no município. O prefeito Ramiro Queiroz assinou o Plano de Cargos e Salário dos professores, projeto construído em comum acordo com a classe. Também, um trabalho de recuperação de escolas e construção de novas escolas e salas de aula, significa o comprometimento do prefeito com a educação do município.
Licitação de projeto arquitetônico do frigorífico de Valença já tem empresa vencedora
Foi publicado nesta terça-feira (09) no Diário Oficial do Estado da Bahia o resultado da licitação com objetivo de desenvolvimento e detalhamento dos projetos de arquitetura e complementares do frigorífico de Valença. A empresa vencedora foi a FM Projetos de Arquitetura e Urbanismo Ltda e o valor total é de R$ 91.893,15.
A boa notícia foi divulgada ontem (10) pelo presidente do PT em Valença Marcelo Borges no Programa A Cidade em Revista do radialista Dorgival Lemos na Clube AM.
FRIGORÍFICOS
Na abertura do 1º Encontro Baiano sobre Abate e Comércio Ilegal de Carnes, no Fiesta Convention Center, em Salvador, o secretário estadual da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, condenou o abate clandestino de animais e lembrou ainda que a Seagri/Adab desenvolveu uma planta padrão para construção de frigoríficos, com capacidade para abate de 30 a 100 animais/dia, com preço reduzido. "Dizia-se que não se construía uma unidade frigorífica com menos de R$ 5 milhões. Nós conseguimos fazer uma planta que viabiliza a construção com R$ 1,2 milhão". A Seagri, através da Adab, assinou com 15 municípios baianos termom de compromisso para construção de unidades frigoríficas de abate.
Dez deles serão instalados nos municípios de Itanhém, Barra, Santa Rita de Cássia, Medeiros Neto, Valente, Iguaí, Araci, Itaberaba, Jaguaquara e Paramirim. Os outros cinco vão ser implantados em Bom Jesus da Lapa, Valença, Remanso, Morro do Chapéu e Itabuna e terão capacidade de abater pelo menos 100 animais/dia.
O projeto está sendo executado em parceria com os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
Os frigoríficos serão construídos com base nas exigências da Portaria 304 do Ministério da Agricultura, que regula o abate de bovinos, caprinos e ovinos, e impõe normas à construção dos equipamentos e a existência de câmaras de refrigeração.O projeto está sendo executado em parceria com os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
Sistema de monitoramento por câmeras de segurança é ampliado em Valença
Uma parceria que envolve Ministério Público Estadual, Polícias Militar e Civil, Prefeitura de Valença, empresários e setores da sociedade civil organizada, viabilizou a segunda etapa do Projeto de Monitoramento do município de Valença por câmeras de segurança. O Projeto Guardião, como foi batizado, completou um ano de seu lançamento e na última sexta-feira (05) na sede da 33 CIPM em Valença e agora, o município foi apresentada a sua complementação, que conta com oito câmeras de segurança instaladas em locais estratégicos.
Com um custo de pouco mais de R$ 70 mil, bancados pelos atores acima citados, a iniciativa já está dando resultados, segundo policias da 33 CIPM, algumas ações da Companhia tiveram ajuda das câmeras. O promotor de justiça de Valença, Jader Alves, um dos incentivadores do projeto, argumenta que a criminalidade no município precisava de uma resposta da sociedade, independente das ações do estado e os envolvidos chegaram a um consenso de instalações dos equipamentos como forma de inibir as ações de marginais. Ele também destacou que o projeto não tem feições política. Todo o monitoramento está sendo realizado pela PM, que instalou uma central na sede da 33 CIPM.
O comandante da Companhia, major José Raimundo Pessoa, destacou o esforço dos parceiros e disse que o sistema é um uma importante ferramenta para as ações da polícia. Durante a apresentação do projeto, várias autoridades estiveram presentes, como Poder Judiciário, MP, Prefeitura de Valença, Câmara de Vereadores, entre outros.
Projeto Construir Melhor recebe visita de Dr. Norberto Odebrecht
O Centro de Formação Profissional Construir Melhor, recepcionou nesta quarta-feira (10) o Dr. Norberto Odebrecht que esteve em Valença especialmente para a apresentação das novas instalações do Centro que foi totalmente construído por alunos do Projeto e está localizado no bairro do Novo Horizonte. Também, o prefeito Ramiro Queiroz, acompanhado de seu secretariado e dos vereadores Maria Helena e Jorge Góes, participou da recepção ao empresário. A Prefeitura de Valença é parceira do Projeto que tem por objetivo formar agentes multiplicadores da Construção Civil. O município doou o terreno para a implantação do Centro e ofereceu toda infraestrutura do local. O Centro oferece curso de capacitação aos jovens de Valença, conta com participação de monitores do SENAI e tem o apoio da Fundação Odebrecht. Com duração de 18 meses, o curso é realizado em regime de alternância: os jovens passam uma semana no centro de formação e três semanas na obra. Os participantes da primeira turma trabalharam na construção dos prédios que irão abrigar laboratórios de marcenaria, fábrica de blocos, salas de aula, de informática, biblioteca, quadra poliesportiva, marcenaria, refeitório, oficinas e alojamentos.
Segundo Christophe Houel, diretor do Projeto, a Escola já possui mão-de-obra qualificada e uma empresa da região, inclusive, está contratando alguns jovens formados no Centro. “o nosso objetivo é vivenciar cursos de longa duração para oferta de mão-de-obra qualificada”. O prefeito Ramiro Queiroz destacou o brilhante trabalho da Fundação Odebrecht na região, com participação decisiva do Dr. Norberto.
O projeto tem também função socioambiental e está utilizando a Acácia Mangium, nas instalações, madeira que permite a sua utilização sem provocar desmatamento, pois a árvore faz parte de um projeto de manejo sustentável.
Todo o Projeto está sendo financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A previsão de investimento total no projeto é de R$ 2 milhões para Valença e através do acordo de Cooperação Técnica e Financeira assinado em novembro de 2009 pelo BNDES e a Fundação Odebrecht serão investidos R$ 60 milhões, em seis anos, para ações sociais, produtivas, ambientais e de capacitação para o desenvolvimento territorial integrado e sustentável das comunidades de baixa renda do Baixo Sul.
O projeto possui outros eixos, além do Centro, tem também escolas, e moradias inseridas em uma área desapropriada pela Prefeitura e doada à fundação Odebrecht que abrange 21 hectares.
Também foram construídas no Novo Horizonte, 300 casas e outras 300 estão sendo construídas com financiamento do Projeto Minha Casa Minha vida do governo federal. Ao todo, está pactuado recursos para construção de 900 casas para Valença ao custo de R$ 55 mil/unidade. Alunos do Centro estão sendo utilizados na construção das casas.
A Secretaria Municipal de Promoção Social de Valença e o Conselho Municipal da Assistência Social realizam VIII Conferência Municipal de Assistência Social
A Prefeitura de Valença - Secretaria Municipal de Promoção Social através do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, realizaram na última quinta-feira (04) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório do SESI em Valença com um público que superou todas as expectativas dos organizadores. Tendo como Tema principal: “Consolidar o SUAS valorizar seus Trabalhadores”, para ministrar a palestra as Assistentes Sociais representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza - SEDES do Governo do Estado as Sras. Idalécia Oliveira e Joselita Moura discorreram sobre o tema, e na oportunidade, destacaram a eficiente organização do evento e a quantidade de representações da sociedade civil e poder público, bem como entidades e Autoridades do município. Ainda em sua fala a Sra. Joselita, parabenizou o município de Valença pela equipe capacitada na assistência social com a seguinte frase: “Nunca vi um município com tantos técnicos de nível superior como aqui em Valença”. Afirmando que o “município está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”. Para maior entendimento da rede de serviços da Assistência Social a Técnica (A. Social) Robélia Brasil apresentou todos os Serviços e Programas da Secretaria de Promoção Social.
Fizeram parte da mesa a Presidente do Conselho M. de Assistência Social Maria do Amparo Pereira representando todos os Conselheiros do CMAS, Srª Vereadora Maria Helena Cabral representando a Câmara de Vereadores de Valença, Edna Xavier representando a Secretaria de Cultura e o Srº Jorge Araújo representando a Secretaria de Saúde e o CMDCA e Técnicos da SEDES.
A Secretária Jucélia Nascimento representando o Prefeito Ramiro Queiroz na oportunidade, destacou a autonomia e apoio dispensado pelo mesmo para desenvolvimento das atividades, destacando a trajetória da assistência social os desafios e avanços conquistados. Ainda com muita emoção agradeceu a presença de todos, os membros de sua equipe e membros do CMAS que legitimam e dão transparência as ações desenvolvidas naquela secretaria, reafirmando a parceria no sentido de continuar desenvolvendo serviços relevantes na área de assistência social beneficiando sempre a nossa população.
Texto: Jucélia Nascimento
Assinar:
Postagens (Atom)