terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lavagem do Amparo abre festa em Valença


A tradicional Lavagem da Igreja de Nossa Senhora do Amparo teve início neste domingo (23) por volta das 9h, saindo da Praça Admar Braga Guimarães, em Valença, no Baixo Sul do Estado, onde desde cedo centenas de pessoas aguardavam o início do cortejo, após ser servido um café da manhã oferecido pela Prefeitura Municipal. Um longo tapete branco, protagonizado por baianas e filhos de santo se formou nas ruas por onde o cortejo passou. Muita água-de-cheiro, além de cânticos entoados pelos participantes de 17 terreiros deu brilho especial ao evento. O Prefeito de Valença, Ramiro Queiroz, carregando uma vassoura, acompanhou o cortejo, que teve seu ápice nas escadarias da Igreja onde uma celebração ecumênica foi realizada pelo padre Josival Lemos e Pai João, coordenador Regional da FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro). Como de costume, o padre Josival Lemos abre as portas da Igreja e participa da lavagem das escadarias da Igreja do Amparo junto com o povo de santo, políticos e a comunidade.

A festa deverá continuar até a madrugada onde centenas de pessoas acompanham os blocos de trio, que saem de bairros próximos com destino à Igreja. Grupos de pagodes e políticos também rendem homenagem a Nossa Senhora do Amparo, protetora dos operários e  padroeira de Valença.

A festa, que se inicia hoje, só deverá chegar ao seu final no próximo dia 10 de novembro, dia em que Valença completa 162 anos de emancipação política, antes, porém, acontece a festa da padroeira no dia 08 de novembro.

Um comentário:

  1. ESTIVE EM VALENÇA E AMEI, A FESTA DO AMPARO É MUITO LINDA, O POVO É MUITO ACOLHEDOR E TRABALHADOR. ABRAÇOS PARA TODOS VALENCIANOS.
    PAULO DE URUÇUCA

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
*Não serão aceitos comentários anônimos, ofensivos ou contendo palavrões.
Obs: comentários dos leitores não refletem as opiniões do deste blog.