segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Promoção Social realiza Ciclo de Palestras Jovens de Valença e Debates Femininos




Dois importantes temas, de iniciativa da Prefeitura de Valença, através das Secretarias de Promoção Social, Educação e Juventude, foram apresentados e discutidos na última quarta-feira (07) no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA -, em Valença. “Juventude e Pós Modernidade” foi o tema do “Ciclo de Jovens de Valença, Protagonismo e Transformação”, tendo como palestrante Antonio Mateus Soares, Doutor em Sociologia (UFBA), Mestre pela USP, especialista em Gestão Pública; em seguida, a Jornalista Aline Castelo Branco, apresentadora de Televisão, repórter, com passagens pela TV RECORD, TV Aratu, TV Atalaia e atualmente apresenta o Programa Confessionário, na Rádio Metrópole, apresentou palestras voltadas para a juventude e mulheres.

A abertura do evento contou com as participações da Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, da Secretária de Juventude, Juliana Rodrigues, da Secretária de Educação Adriana Sousa, dos vereadores Reginaldo Araújo e Maria Helena, do Diretor de Turismo, José Quadros, da Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Marildes Nascimento, além de diretores e colaboradores da Prefeitura de Valença.

Diante de uma plateia formada por jovens, com destaque para alunos do ProJovem, Antonio Mateus colocou temas desafiadores, e ao mesmo tempo instigantes. Usando como pano de fundo o filme Matrix, ponto de partida para o mundo “Pós-Matrix”, e a partir dai, o início de um mundo virtual, com o surgimento de aparelhos celulares, o aperfeiçoamento de novas tecnologias em velocidade impressionante, refletindo nas condições humanas, com interferência direta no jovem pós-moderno, causando profundas alterações sociais.
Mateus fez uma importante reflexão nos benefícios e males que essas descobertas têm proporcionado aos jovens. A comunicação passa a ser instantânea, mas ao mesmo tempo, as relações familiares se distanciam, principalmente entre pais e filhos.

Antônio Mateus tem dois livros publicados, já prestou consultoria na UNESCO, IAT-SEC/ Ba, Petrobras, UPB, atualmente é pesquisador da FAPESB, CRH/UFBA, e da UNIFACS. Professor da UFBA, FSB, FAMEC, nos cursos de Serviço Social, Psicologia e Direito e já prestou consultoria em mais de 100 municípios baianos.

A Jornalista Aline Castelo Branco desfilou por dois temas. O primeiro tratou também dos conflitos da juventude, onde a Jornalista reprisou em um vídeo, algumas de suas principais reportagens, focando, principalmente na problemática da prostituição, suas consequências, preconceitos e violências sofridas pelas mulheres, jovens e até crianças. Em uma de suas reportagens, a jornalista abordou o assédio sofrido pelas prostitutas e, até ela própria, foi assediada por um suposto cliente. Naturalmente, a repórter se identificou e a proposta foi retirada. Amor, paixão, o beijo, atração, virgindade e uso de preservativo, completaram a interessante palestra com participação e muita espontaneidade dos jovens, que buscaram respostas, mas contribuíram com surpreendentes depoimentos e opiniões.
Em um segundo momento, aconteceu o “Debates Femininos”, sendo palestrante, também a jornalista Aline Castelo Branco, com temas exclusivos para mulheres. Casamento e sexualidade, mulher e emancipação, poder feminino, autoestima e valorização, gênero e fé e garantias de direitos, fizeram parte das discussões.

A Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento ressaltou o interesse dos jovens pela palestra, destacando que a cidade que querermos está nas mãos da juventude. Jucélia propôs uma reflexão sobre o que temos e o que queremos. Já o Vereador Reginaldo Araújo, que também é pedagogo, disse serem os temas discutidos de muita importância e parabenizou a Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento em brindar a todos com a riqueza das propostas apresentadas. Em uma de suas colocações, o Vereador citou como forma de “exposição exagerada da erotização”, feita através da mídia com músicas que sugerem malícia e vulgaridade.

Para a Vereadora Maria Helena, o trabalho desenvolvido pela Promoção Social em Valença tem dado resultados. Ela também tem participado de todos os debates envolvendo pessoas em situação de risco, sejam relacionados à gravidez na adolescência, seja em defesa dos direitos das mulheres ou na busca por políticas afirmativas em prol de uma sociedade mais justa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
*Não serão aceitos comentários anônimos, ofensivos ou contendo palavrões.
Obs: comentários dos leitores não refletem as opiniões do deste blog.