segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reunião entre Prefeitura de Valença e agricultores para avaliação de programas e metas para 2012


Cerca de 70 agricultores participaram na última segunda-feira (12), no CEMEP – Igreja Matriz- , de uma reunião para avaliação dos programas da agricultura familiar no município de Valença em 2011, em especial, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que conta com especial atenção do governo do Prefeito Ramiro Queiroz, através do Departamento de Agricultura Familiar, setor vinculado à Secretaria de Agricultura de Valença. Atualmente são cerca de 140 agricultores que fazem parte do Programa, resultando na comercialização de 60 toneladas de alimentos com rendimento direto de cerca de R$ 400 mil durante o ano.
O Município de Valença é referência no Baixo Sul quando o assunto é agricultura Familiar. De acordo com a Lei 11.947, de 16/06/2009, o município tem investir 30% de recursos do orçamento do Programa, ou seja, compra direto de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico das comunidades. Em todo o país, O orçamento do programa para 2011 foi de R$ 3,1 bilhões, beneficiando 45,6 milhões de estudantes da educação básica e de jovens e adultos.

Cursos de capacitação foram feitos.
Para o próximo ano, estamos prospectando um valor ainda maior de compra,  com um nível de profissionalismo mais desenvolvido. Cozinhas semi-industriais estão sendo planejadas,  grupos informais para manipulação de produtos estão se formando, parcerias com Secretaria de Promoção Social e SENAR para capacitação destes agricultores já estão firmados.. Esse era um sonho,  agora, uma realidade, afirmou Michel Meireles, Diretor do Departamento de Agricultura Familiar..

Durante o ano de 2011, vários foram os pontos positivos gerados aos agricultores, como mini-industrias de doces, beijus, bolos, sorvetes, geleias, que além de terem sidos adquiridos pelos programas, tem aceitação no mercado local..

A zona rural de Valença, aprova e agradece, por unanimidade, a iniciativa do Prefeito Tio Ramiro e elege o trabalho desenvolvido por Michel Meireles como indispensável.

O Conselho de Alimentação Escolar, presidido por Maria de Lourdes (Lourdinha), e demais membros, que de forma responsável estiveram, a todo o tempo, fiscalizando a qualidade dos produtos adquiridos.

“A cada ano estamos melhorando e aperfeiçoando a qualidade dos produtos serviços.. A realidade em nossa "Zona Produtora" agora é outra. Há algum tempo, os programas não alcançavam seus objetivos e provocava desestímulo nos agricultores, hoje o trabalho sério da Prefeitura de Valença, readquiriu essa credibilidade e sem dúvida alguma, estabelecemos um divisor de águas. estamos mudando a realidade no nossa agricultura, com ações sérias, responsáveis e planejadas.

Com o apoio incondicional da Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, visionária, já se mostrou solidária, para que já no início de 2012, façamos cursos de capacitação e profissionalização voltados a fim de melhorar ainda mais os produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Estiveram presentes, os Secretários Agostinho Jr, da Agricultura e Wamilson Palma, da Indústria e Comércio, além do presidente da ACECAF e AACAF, Sr. Edvaldo Farias e Manoel Sales, respectivamente, estes representantes das Entidades Executoras que representam os agricultores junto s Prefeitura de Valença.

Novas perspectivas
Para 2012, a Prefeitura de Valença, o polo produtor de Cana-de-açúcar, com objetivo principal de desenvolvimento de mais uma alternativa econômica de produção em nossa zona produtora e para comercialização direta com a merenda escolar, produzindo o açucar mascavo, melaço de cana, rapadura (sabores) e o xarope (caldo de cana).

Segundo Agricultores, como Eduardo Damascena (Cascalheira do Jiquiriçá), Florisvaldo Trindade (Antônio Mestre), Zé do Leite (APEAG) e Elza dos Santos (APRUMO), o PNAE mudou a realidade de nossas vidas... Nossos produtos tem agregado valor, permitindo a continuidade da produção, melhorando a vida do agricultor ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
*Não serão aceitos comentários anônimos, ofensivos ou contendo palavrões.
Obs: comentários dos leitores não refletem as opiniões do deste blog.