quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conferência Municipal de Meio Ambiente aborda políticas ambientais e recursos hídricos



Com participação de diversos seguimentos da sociedade, a Secretaria de Meio Ambiente de Valença realizou nesta quarta-feira (18), no CEMEP, ao lado da Igreja Matriz, a sua 3ª Conferência Municipal, com o tema: INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. A abertura do evento contou com a participação do Prefeito Ramiro Queiroz que fez um contundente pronunciamento, ressaltando as riquezas naturais existentes no município. O prefeito relembrou que possuímos APAs, como a do Guaibim e anunciou que estará mandando para a Câmara, projeto de lei criando uma nova APA, a do Orobó. Sobre educação ambiental, Ramiro cobrou ações cidadãs. “A consciência ambiental começa na casa de cada um, com o cuidado de separar o lixo. Precisamos do empenho de professores que são também responsáveis em estar no dia-a-dia exercitando com alunos essa consciência”, disse. Outro ponto destacado, foi a efetivação da Acácia mangium, árvore que vem sendo largamente introduzida na região, com grande valor agregado e servindo de instrumento para o equilíbrio ambiental. Mais adiante, o Prefeito ressaltou a importante participação do Ministério Público e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), na fiscalização e orientação das questões ambientais. “Valença é privilegiada, pois possui instituições e uma Prefeitura determinadas na preservação ambiental”.

A Secretária de Meio Ambiente de Valença, Ana Paula Sousa Pereira, destacou a participação da comunidade no evento e enalteceu a realização da Conferência. “Aqui também buscamos propostas para soluções dos problemas ambientais. O nosso trabalho visa frear as ações devastadoras, tanto na sede, quanto na zona rural”, disse.

Para Jucélia Nascimento, Secretária de Promoção Social, a realização da
Conferência é um importante momento para o município. A Secretária citou as conquistas relacionadas ao meio ambiente. “Quero parabenizar o SAAE pela qualidade dos serviços e da água que consumimos”. Jucélia também ressaltou a importância da equipe do Prefeito Ramiro Queiroz, em especial, as mulheres. “parabenizo o Prefeito em acreditar no trabalho da mulher”, disse, se referindo a cargos importantes da administração municipal, comandados por pessoas do sexo feminino.

A CONFERÊNCIA

A 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Valença é parte preparatória para a 3ª Conferência Estadual que será realizada em Junho próximo. O evento contou com participação de diversas instituições e grupos representativos da sociedade, além de secretários municipais, diretores e colaboradores.
Pela manhã, a advogada Juliana Freitas, falou sobre a “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”. À tarde, aconteceu a formação de grupos que discutiram e elaboraram temas que serão inseridos dentro das ações a serem levadas para a Conferência Estadual e implementadas no município.

A Conferência priorizou a integração de políticas públicas na área socioambiental, além de criar uma oportunidade de diálogo entre governos e a sociedade civil.  De acordo com o entendimento dos palestrantes, a Conferência consiste num espaço voltado à participação da sociedade no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. Cerca de 300 pessoas foram mobilizadas para a etapa municipal, entre representantes do poder público, organizações da sociedade civil, setor empresarial, redes e fóruns, entidades de apoio, colegiados e conselho de meio ambiente.  

Uma das propostas da Conferência é estimular a participação coletiva, envolvendo representantes da sociedade civil, dos setores social e econômico, e do poder público, nas três esferas de governo. Também foram eleitos os delegados que participarão das conferências territorial e Estadual.

Participaram da Conferência: Bertolino de Jesus, presidente da Câmara de Vereadores de Valença, a vereadora Maria Helena; Claudia Santos, representando o CODEMA; os secretários, José Alexandre (Saúde), Edvaldo Borges (Pesca), Juliana Rodrigues (Juventude), Washington Luís (Planejamento), Agostinho Santana (Agricultura), Patrícia dos Santos (representando a Secretaria de Educação), Wamilson Fahning (Ind. E Comércio), Michel Meireles (Dep. Agricultura Familiar), Edna Xavier (Cultura), Viviane Oliveira (Diretora do SAAE), Carlos Magalhães (Procurador do Município) e Marildes Nascimento (Coordenadora do Centro de referência da Mulher).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
*Não serão aceitos comentários anônimos, ofensivos ou contendo palavrões.
Obs: comentários dos leitores não refletem as opiniões do deste blog.