segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Parceria viabiliza cursos para merendeiras em Valença



Juntar o prazer em saborear a merenda escolar e ao mesmo tempo, ingerir alimentos ricos em proteínas e vitaminas, utilizando produtos da agricultura familiar, é uma das alternativas que as Secretarias de Agricultura junto com o Departamento de Agricultura Familiar; da Secretaria de Promoção Social; da Secretaria de Indústria e Comércio e da Secretaria de Educação de Valença tem levado para alunos das escolas municipais. O trabalho iniciado em 2010, tem se intensificado em 2011 e a Prefeitura tem buscado qualificar as merendeiras dando suporte técnico, através de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR que tem enviado à Valença técnicos para ministrar cursos de culinária. Na última quarta-feira (30), 15 merendeiras do subsistema da Derradeira, zona rural de Valença, tiveram concluído mais um curso de utilização do aipim e mandioca, no preparo de bolos, bolinho de estudante, escondidinho e até sorvete. Para Nilza Conceição, diretora do Subsistema, a iniciativa da Prefeitura de Valença, vem enriquecer o cardápio dos cerca de 680 alunos, distribuídos em 13 escolas na Derradeira e localidades próximas. Para Wamilson Fahning, Secretário de Indústria e Comércio e Presidente do Sindicato Rural de Cairu, a vinda do SENAR tem produzido sensível melhora no preparo da merenda de creches e escolas do município. Agostinho Santana, Secretário de Agricultura, destacou a iniciativa de sua secretaria, como sendo uma forma de enriquecimento da merenda escolar. A Prefeitura, através da Sec. de Agricultura, já incluiu em 2010 produtos da agricultura familiar na merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; e em 2012, essas ações serão intensificadas. A instrutora do SENAR, Joana Mamede, disse estar satisfeita, para ela, a turma de merendeira da Derradeira se portou muito bem e o curso teve um final coroado de êxito.
Para Maria do Amparo, coordenadora da Escola Ativa, Educação no Campo, o interesse em aprender algo diferente vai servir de estímulo, inclusive para o preparo de alimentos do dia-a-dia da família.
A finalização do curso contou ainda com as presenças da equipe da Secretaria de Educação de Valença com Marineide Souza (Diretora Pedagógica), Letícia Porto (Coordenadora da Escola Ativa Educação no Campo).

SERRA GRANDE RECEBE CURSOS DE CULINÁRIA, HORTICULTURA E ARTESANATO

Também no último dia 30, Agostinho Santana e Wamilson Fahning, acompanhados do vereador Lelo, estiveram no distrito de Serra Grande para participar da finalização de três cursos. A FAEB, através do SENAR, tendo a instrutora Cris Santos, realizou o curso de artesanato feito a partir da piaçava. Também, a Prefeitura de Valença, em parceria com o Sindicato Rural de Cairu, viabilizou cursos de horticultura, e Cultivo da Mandioca.  
O professor Clério Silva, veio de Cruz das Almas para ensinar o correto plantio e cultivo da mandioca. Ações simples, já fizeram a diferença. Por exemplo, a maneira de retornar com os pés ou as mãos, terra ao buraco após plantar a mandioca, isso era feita de forma arriscada pelos agricultores, pois poderia haver artefatos cortantes misturados a terra. Todas as técnicas foram ensinadas sem uso de agrotóxicos. Para Antônio Rocha, que ministrou o curso de horticultura, Valença está à frente de outros municípios por ter uma Prefeitura atuante e atenta à questão do campo. Com os cursos, o produtor rural aprendeu também a calcular amostras do solo, adubação e adquiriu mais consciência para a preservação ambiental. Para Iara Santos, diretora do subsistema de Serra Grande, a ação do município possui efeito multiplicador, pois quem aprendeu, passa naturalmente os conhecimentos para um familiar ou vizinho.
Participaram do encerramento do curso, o Secretário de Agricultura de Valença, Agostinho Santana, o Secretário de Indústria e Comércio, Wamilson Fahning, o vereador Lelo, José de Américo, O vereador jovem, Heráclicto e Lau, filho do vereador Lelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
*Não serão aceitos comentários anônimos, ofensivos ou contendo palavrões.
Obs: comentários dos leitores não refletem as opiniões do deste blog.