segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Secretaria de Saúde de Valença faz triagem para cirurgias de catarata


A Secretaria de Saúde de Valença realizou nos dias 16 e 17/12 (sexta e sábado), no Posto de Saúde da Feira Livre, uma triagem em pessoas com mais de 60 anos para avaliação de possíveis pacientes com problemas de catarata. Segundo a oftalmologista, Dra. Mila, foi feita uma triagem em cerca de 200 pessoas, sendo boa parte delas diagnosticado sinais da doença. A ação serviu para dar agilidade ao processo de seleção visando cirurgias, que serão realizadas em Camamu dentro do Programa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Saúde em Movimento que pretende realizar 12.300 cirurgias entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.

O Posto da Feira Livre foi implantado em 2009 e se constitui em uma alternativa de qualidade para pacientes, em especial, da zona rural. O equipamento é mantido exclusivamente com recursos próprios e atende pacientes que necessitem de tratamento odontológico, clinica geral, genecologia, entre outros. “Estou aqui pela primeira vez e nem parece que é de graça. Fui muito bem atendida e estou satisfeita”, declarou Odete Maria, moradora do Gereba, que no momento da nossa reportagem estava sendo atendida pelo médico Mustafá Rosenberg.

Os municípios incluídos no programa Saúde em Movimento são os seguintes: Maracás, Uibaí, Euclides da Cunha, Cardeal da Silva, Camamu, Campo Formoso, Chorrochó e Maragogipe. Desde o seu início, em outubro de 2009, a estratégia Saúde em Movimento já realizou cerca trezentos mil atendimentos e mais de quarenta e cinco mil cirurgias de catarata. A última etapa foi realizada em municípios das regiões Oeste e Extemo-Sul do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
*Não serão aceitos comentários anônimos, ofensivos ou contendo palavrões.
Obs: comentários dos leitores não refletem as opiniões do deste blog.